Representante da Chevrolet no segmento de sedãs intermediários no Brasil por quase 10 anos, o Cobalt saiu de linha por aqui em 2020 sem trocar de geração ou ganhar sucessor direto. O nome do modelo foi esquecido e marca acabou sendo representada na categoria pelo Onix Plus. No exterior, porém, o velho Cobalt não morreu e segue até hoje sendo comercializado em diversos mercados da Ásia Central.
O sedã é produzido no Uzbequistão pela UzAuto Motors, parceira da General Motors, e divide as linhas de montagem com outros modelos conhecidos, como Onix Plus e Tracker. A produção é sediada na cidade de Asaka e, além do mercado local, o Cobalt é vendido em países como Cazaquistão, Azerbaijão, Quirguistão e Geórgia.
Curiosamente, o Cobalt do Uzbequistão mantém o visual original do lançamento em 2011 e dispensa a bem-vinda reestilização que foi aplicada no Brasil em 2016. De todo modo, mantém características como amplo espaço interno e porta-malas com generosa capacidade de bagagem (563 litros no total).
No mercado local, a gama de versões é composta pelas versões GS Style Plus e GX Style Plus. Entre os principais equipamentos de série, destaque para ar-condicionado, protetor de cárter, motor com preparação para instalação de cilindro de gás, airbags frontais, faróis de de neblina e preparação para fixação de cadeirinhas infantis.
Sob o capô, o motor 1.5 aspirado a gasolina desenvolve 106 cv de potência e pode ser associado ao câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 relações. Dados de fábrica indicam consumo de 15 km/l. Os preços começam em 124.264.000 som e alcançam 146.757.000 som (cerca de R$ 49.800 e R$ 58.900, respectivamente, numa conversão direta ao câmbio atual).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Obituário: de Nissan March a Chevrolet Cobalt, os carros que morreram em 2020
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Em baixa no Brasil, Chevrolet Cobalt encerra carreira na Argentina
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Chevrolet Cobalt 2020 tem gama reduzida para chegada do Onix Sedan
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Chevrolet Cobalt 2020 fica mais caro; preços partem de R$ 68.490