A Renault inicia a pré-venda do novo Kardian no Brasil a partir desta segunda-feira (19) com preços a partir de R$ 112.790. O novo SUV compacto da marca chega equipado apenas com o motor 1.0 TCE (turbo) associado ao câmbio automático de dupla embreagem com seis marchas. Conheça as versões, equipamentos e preços.
Nas primeiras 24 horas, a pré-venda será destinada para membros de um grupo no WhatAapp criado pela Renault em outubro de 2023 chamado My Kardian Now. Amanhã, a partir das 15h, será aberto ao público geral. O carro desembarcará nas concessionárias de todo o país no dia 19 de março, enquanto as entregas começarão no final do mês.
O Kardian é o palco de estreia de diversas novidades da Renault, sendo o primeiro carro da empresa da nova fase da marca no Brasil, prometendo ter modelos mais refinados. É o primeiro veículo a usar a plataforma CMF-B, que será usada por mais automóveis no futuro. Também estreia o motor 1.0 turbo de três cilindros da marca, outro que aparecerá em mais carros nos próximos anos. É um produto global, começando a ser vendido aqui, mas que também será feito na Índia, Marrocos e Turquia.
É um carro bem compacto, mais perto de um hatchback do que um SUV compacto, tal qual seu principal rival, o Fiat Pulse. São 4,11 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,54 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Como comparação, o Stepway ainda vendido no Brasil tem 4,07 m de comprimento e 2,59 m de entre-eixos.
Apesar dos rumores, o Kardian será vendido no Brasil somente com o motor 1.0 TCe. Com três cilindros e turbo, é um propulsor bem mais moderno, com 125 cv e 22,4 kgfm de torque, sempre combinado a um câmbio automatizado de dupla embreagem banhada a óleo e com seis marchas. Até existirá uma versão com motor 1.6 aspirado, porém será destinada para exportação - alguns especulavam que seria oferecido também no mercado nacional.
Para ficar alinhado com a proposta de ser mais refinado do que, digamos, um Stepway, a Renault irá oferecer o Kardian mais equipado logo na versão de entrada, trazendo seis airbags de série. sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, painel de instrumentos digital, central multimídia e mais.
Por R$ 112.790, o Kardian começa a declarar o fim do Stepway, que está fazendo hora extra no mercado nacional. O hatchback aventureiro é vendido por R$ 117.690 na versão Iconic 1.6 CVT, R$ 4.900 a mais do que a configuração de entrada do Kardian, e com bem menos equipamentos. Até mesmo o Stepway Zen 1.6 manual terá um momento ruim, pois custa R$ 105.690, R$ 7.100 a menos que o novo veículo, mas sem boa parte dos equipamentos, sem o motor turbo e ainda com transmissão manual.
Versão mais acessível no lançamento, é equipada com o motor 1.0 TCe de 125 cv e 22,4 kgfm (220 Nm) de torque, câmbio automático de dupla embreagem com 6 marchas, faróis e assinatura luminosa em LED, barras no teto na cor preta, rodas de liga leve com pintura interna na cor preta e face diamantada com aro de 16 polegadas, 6 airbags, assistente de partida em rampa, controle e limitador de velocidade.
Também possui sensores de estacionamento e camera de ré, painel digital de 7 polegadas, câmbio e-shifter, paddle-shift, central multimídia com tela de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, retrovisores elétricos e ar-condicionado digital.
Todos os equipamentos da Evolution e mais frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, freio de estacionamento eletrônico, console elevado com apoio de braço, acabamento em revestimento premium, rodas com aro de 17 polegadas diamantada e racks de teto com acabamento em prata.
Versão mais completa, traz todos os itens das anteriores e adiciona pacote completo de segurança (ADAS) com controle de velocidade adaptativo, alerta de distância segura, alerta de ponto cego, câmera multiview, sensores de estacionamento frontal e sensor crepuscular (acendimento automático dos faróis).
No interior, adiciona luzes ambientes multi-sense, carregador de smartphone, carregador de smartphone por indução, rodas de leve 17" diamantadas escurecidas, antena shark, teto biton e faróis de neblina.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Renault Kardian sobe de preço de novo à espera de versão manual
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Strada líder e Kardian em alta: veja os carros mais vendidos em setembro