Revelada no início do mês por meio do vazamento de imagens de patente, a nova geração do Fiat Panda acaba de ser tornar ainda mais conhecida com a divulgação de projeções. Publicadas pelo site russo Kolesa, as renderizações confirmam que o design será completamente revisto e diretamente inspirado no conceito Centoventi de 2019. Ao mesmo tempo, terá carroceria quadrada e elementos relacionados com a primeira geração do Panda.
Na dianteira, os faróis terão delineadores de LED na parte interna e serão conectados por uma linha com entalhes oblíquos no lado esquerdo, em referência ao antigo emblema da marca (junto com novo Panda, inclusive, a Fiat apresentará uma nova interpretação de seu logotipo). Já na traseira, as lanternas terão curioso formato quadrado e serão divididas faixa horizontal iluminada. Por sua vez, a tampa do porta-malas será reta e curta.
Quando chegar ao mercado, o Panda 2025 desempenhará papel de destaque no portfólio da Fiat e terá importância comercial estratégica. Nascerá inicialmente apenas como elétrico e terá a missão de representar a marca no concorrido segmento de EVs de entrada, rivalizando principalmente com modelos chineses. Para tanto, terá preços competitivos, ampla autonomia e pacote recheado de equipamentos. A apresentação oficial será no dia 11 de julho.
A produção será concentrada na fábrica de Kragujevac, na Sérvia, que está atualmente em processo de modernização produzir veículos elétricos. Não à toa, o Panda 2025 estreará unicamente como elétrico, deixando o Panda atual como opção equipada com motores a gasolina. O modelo antigo, inclusive, será reestilizado e deverá seguir em produção na fábrica de Pomigliano, na Itália, até 2026.
Panda atual será produzido até 2026
Mecanicamente, compartilhará com o novo Citroën C3 europeu a plataforma global Smart Car, que é uma versão simplificada da arquitetura CMP (Common Modular Platform). O conteúdo técnico do Panda provavelmente será o mesmo do C3, ou seja, motor elétrico no eixo dianteiro com potência de 83 kW (113 cv) e bateria com capacidade de 44 kWh para autonomia de 320 km. Posteriormente, dependendo do mercado, poderão ser lançadas versões a gasolina.
No Brasil, o Panda nunca foi vendido oficialmente mas sempre guardou semelhança técnica e estética com um dos principais produtos nacionais da Fiat: o Uno. Agora, com a nova geração, tudo indica que a similaridade poderá ser transferida para o Argo. No ano passado, a Fiat declarou que deverá unificar as linhas da Europa e do Brasil como forma de melhorar os índices de rentabilidade e acabar com o atual regionalismo.
Panda 2025 em imagens de patente
Nas palavras do CEO Olivier François, “não há como a Fiat se tornar regularmente lucrativa se não fundirmos nossas linhas europeias e sul-americana”. Diante disso, fica a possibilidade de que o Panda vire opção para o nosso mercado como inspiração para o sucessor do Argo, a exemplo do que aconteceu em 2010 com o Uno.
Fonte: Kolesa
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