Em junho de 2023, o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, anunciou planos para eliminar vários modelos de baixo volume para se concentrar em produtos mais populares junto ao públicol. O CEO mencionou especificamente o Arteon, mas não disse quando isso aconteceria. Vale lembrar que o Passat, mais sofisticado, já está fora do catálogo.
Em um e-mail para o Motor1.com, um funcionário da VW confirmou que o último sedã Arteon (tecnicamente um liftback) foi montado em 2023. Martin Hube, porta-voz da linha Arteon, Passat, Touareg e do futuro ID.2, confirmou que a fábrica de Emden, na Alemanha, não produz mais o Arteon. No entanto, a perua continua em produção na fábrica de Osnabrück (ALE).
Não haverá nenhuma mudança no ciclo de vida da Arteon Shooting Brake, que Martin Hube nos disse que permanecerá em produção até 2026. A VW nunca vendeu o modelo com carroceria perua fora da Europa. Enquanto isso, os europeus têm até uma versão R de alto desempenho. O fim do Arteon padrão é lamentável, considerando que o Passat também não está mais disponível como um sedã, desfalcando ainda o segmento de três volumes.
A VW está substituindo indiretamente o Arteon e o Passat sedã pelo liftback ID.7 totalmente elétrico. Uma perua ID.7 Tourer, mais prática, já foi anunciada e será lançada em 2024. Por enquanto, apenas o ID.7 inicial foi confirmado para os mercados da América do Norte.
A marca sediada em Wolfsburg está se preparando para se despedir dos carros com motores de combustão interna, já que o Golf recentemente reestilizado será o último de seu tipo com motor térmico. O mesmo vale para o recém-lançado Tiguan de última geração e o próximo T-Roc. O plano é fabricar e vender somente veículos elétricos na Europa até 2032. É provável que essa decisão tenha ramificações enormes, visto que os modelos da VW estão fortemente relacionados a muitos carros da Skoda, SEAT, Cupra e Audi.
Em outros países, a VW tem uma agenda diferente, principalmente na China. O novo Magotan é essencialmente um Passat 2024 com um visual diferente e será vendido junto com o CC, o nome local do Arteon. Olhando para o futuro, a empresa está procurando reduzir o tempo de desenvolvimento de novos carros de 50 para 36 meses sem sacrificar a qualidade. Essa decisão faz parte de um plano mais amplo para reduzir enormemente os custos. Junto com o Arteon, a VW também está eliminando o estranho T-Roc conversível após uma única geração.
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