page ad skin

VW Arteon: sedã sai de linha, mas perua seguirá em produção

Versão Shooting Brake ficar em produção até ao menos 2026

2022 Volkswagen Arteon SEL Premium R-Line Exterior Front Quarter

Em junho de 2023, o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, anunciou planos para eliminar vários modelos de baixo volume para se concentrar em produtos mais populares junto ao públicol. O CEO mencionou especificamente o Arteon, mas não disse quando isso aconteceria. Vale lembrar que o Passat, mais sofisticado, já está fora do catálogo.

Em um e-mail para o Motor1.com, um funcionário da VW confirmou que o último sedã Arteon (tecnicamente um liftback) foi montado em 2023. Martin Hube, porta-voz da linha Arteon, Passat, Touareg e do futuro ID.2, confirmou que a fábrica de Emden, na Alemanha, não produz mais o Arteon. No entanto, a perua continua em produção na fábrica de Osnabrück (ALE).

Volkswagen Arteon Shooting Brake R

Não haverá nenhuma mudança no ciclo de vida da Arteon Shooting Brake, que Martin Hube nos disse que permanecerá em produção até 2026. A VW nunca vendeu o modelo com carroceria perua fora da Europa. Enquanto isso, os europeus têm até uma versão R de alto desempenho. O fim do Arteon padrão é lamentável, considerando que o Passat também não está mais disponível como um sedã, desfalcando ainda o segmento de três volumes.

A VW está substituindo indiretamente o Arteon e o Passat sedã pelo liftback ID.7 totalmente elétrico. Uma perua ID.7 Tourer, mais prática, já foi anunciada e será lançada em 2024. Por enquanto, apenas o ID.7 inicial foi confirmado para os mercados da América do Norte.

A marca sediada em Wolfsburg está se preparando para se despedir dos carros com motores de combustão interna, já que o Golf recentemente reestilizado será o último de seu tipo com motor térmico. O mesmo vale para o recém-lançado Tiguan de última geração e o próximo T-Roc. O plano é fabricar e vender somente veículos elétricos na Europa até 2032. É provável que essa decisão tenha ramificações enormes, visto que os modelos da VW estão fortemente relacionados a muitos carros da Skoda, SEAT, Cupra e Audi.

Em outros países, a VW tem uma agenda diferente, principalmente na China. O novo Magotan é essencialmente um Passat 2024 com um visual diferente e será vendido junto com o CC, o nome local do Arteon. Olhando para o futuro, a empresa está procurando reduzir o tempo de desenvolvimento de novos carros de 50 para 36 meses sem sacrificar a qualidade. Essa decisão faz parte de um plano mais amplo para reduzir enormemente os custos. Junto com o Arteon, a VW também está eliminando o estranho T-Roc conversível após uma única geração.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com