Em referendo realizado recentemente, a população de Paris, na França, votou favoravelmente ao aumento das taxas de estacionamento cobradas na capital. Os parisienses concordaram em triplicar os valores cobrados atualmente e penalizar especialmente modelos grandes, como SUVs. Críticos argumentam que utilitários esportivos consomem combustível em excesso e representam maior ameaça à segurança para pedestres do que carros menores.
Agora, donos de SUVs terão de pagar 18 euros (R$ 96) por hora para estacionar no centro de Paris e 12 euros (R$ 59) em outras áreas da cidade. Além de crossovers e SUVs, a nova taxa vale para qualquer outro veículo a combustão ou híbrido com peso superior a 1.600 kg. É o caso do sedã BMW 320d, por exemplo, que pesa 1.670 kg. Entre os modelos elétricos, a regra alcança todos com peso superior a 2.000 kg.
Ficam isentos da taxa moradores locais e profissionais que trabalham na cidade, assim como pessoas com deficiência. Além disso, a isenção alcança motoristas de táxi, profissionais de saúde e comerciantes. Fato curioso do referendo foi a baixa participação: apenas 5,7%. Ou seja, somente 78.00 pessoas de um total de 1,3 milhão de eleitores compareceram às 39 cabines de votação.
A mudança nas regras teve o apoio de Anne Hidalgo, prefeita de Paris, que disse acreditar que outras cidades europeias serão incentivadas a tomar medidas semelhantes. "Os parisienses fizeram uma escolha clara... outras cidades seguirão o exemplo. Estamos orgulhosos de ter colocado uma questão eminentemente ambiental num momento em que o meio ambiente é apresentado como a fonte de todos os males", afirmou.
O objetivo é incentivar o uso mais amplo do transporte público, especialmente de moradores dos subúrbios de Paris em direção à capital. A decisão entrará em vigor já em setembro de 2024.
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