A Toyota anunciou hoje um investimento adicional de US$ 1,3 bilhão (R$ 6,5 bilhões) em sua fábrica de Georgetown, Kentucky (EUA). A marca disse em um comunicado que o investimento será destinado à montagem de seu novo SUV elétrico de sete lugares para o mercado estadunidense.

O novo investimento também apoiará a construção de uma nova linha de montagem de baterias por lá. Isso complementa os planos da Toyota de montar baterias em suas instalações na Carolina do Norte (EUA). Com esse último investimento, o compromisso da Toyota com a eletrificação nos EUA chega a quase US$ 10 bilhões (R$ 64,6 bilhões).

Grande parte desse investimento foi destinada ao desenvolvimento de um novo veículo que rivalizará nos EUA com o Kia EV9, outro SUV grande de sete lugares com propulsão elétrica oferecido por lá. Segundo a Toyota, seu novo utilitário esportivo movido por baterias entrará em produção até 2025.

Fábrica da Toyota em Kentucky (EUA)

Fábrica da Toyota em Georgetown, Kentucky (EUA)

No encontro de cúpula Beyond Zero da Toyota em 2021, a montadora anunciou seu plano de lançar 30 veículos elétricos globalmente até 2030. Um desses conceitos foi chamado de "bZ Large SUV". O novo modelo para os mercados da América do Norte provavelmente está relacionado a isso e há rumores de que será chamado de bZ5x.

Depois de décadas construindo carros a combustão e híbridos, a Toyota chegou tarde à corrida dos veículos elétricos. Há apenas um carro elétrico puro da marca Toyota vendido nos EUA, o bZ4x. Os Subaru Solterra e Lexus RZ 450e têm a mesma estrutura, mas vestem roupas diferentes.

O novo investimento faz parte da abordagem multifacetada da Toyota para a eletrificação. Essa abordagem inclui a promoção de híbridos convencionais, híbridos plug-in (PHEVs), veículos com célula de combustível de hidrogênio (FCEVs) e veículos elétricos a bateria (BEVs). A Toyota também continuará a investir em motores de combustão.

Jack Hollis, diretor de vendas da Toyota Motor North America, reforçou essa abordagem recentemente. "Nossos revendedores dizem que os clientes não estão tão interessados assim em veículos elétricos. O que eles dizem é que os modelos movidos por baterias são uma opção", disse ele em uma conferência na semana passada.

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