Janeiro é um mês que, historicamente, é ruim de vendas de carros. É um período em que as pessoas começam com muitos gastos, como impostos, além de ter aproveitado as promoções de fim de ano. Então, sem nenhuma surpresa, este ano começou com um resultado 35,73% abaixo em comparação com dezembro. Por outro lado, é mais animado para a indústria, pois está 16,58% melhor do que janeiro de 2023, com 152.062 unidades vendidas.
No resultado entre as marcas, não há mudanças no pódio. A Fiat segue na liderança, com 30.852 unidades e 20,29% de participação. A Volkswagen está um pouco mais atrás, somando 22.144 veículos vendidos, enquanto a GM fecha o pódio com 18.912 unidades. A diferença entre VW e GM é bem pequena, de 3.232 veículos.
A parte interessante está no meio da tabela. A BYD (4.299) começou 2024 na 10ª posição do ranking, superando a Caoa Chery (3.470) e a Ford (2.804), tornando-se a marca chinesa mais vendida do país. Ainda tem um chão até chegar na Honda, 9ª colocada, que vendeu 5.155 unidades. Só que a BYD está para lançar o Dolphin Mini, que promete ser o carro elétrico mais barato do Brasil, com preço na faixa dos R$ 100 mil. Se repetir o resultado que vimos com o Dolphin, é possível que a chinesa ganhe algumas posições a partir de março.
Já a GWM está na 14ª colocação, o que não é um resultado ruim para uma marca que só vende dois carros atualmente (Haval H6 e Ora 03), somando 2.316 unidades. Está bem perto da Peugeot, que vendeu 2.429 veículos em janeiro, mas também tem a Ram na sua cola, com 2.273 unidades. Embora esteja preparando o início da produção para maio, sua situação não é tão simples, pois a Peugeot irá reestilizar o 208 e iniciar as vendas da nova geração do 2008, então não será uma briga fácil.
POSIÇÃO | MARCA | VOLUME | PARTICIPAÇÃO |
1º | Fiat | 30.852 | 20,29% |
2º | Volkswagen | 22.144 | 14,56% |
3º | GM | 18.912 | 12,44% |
4º | Hyundai | 14.237 | 9,36% |
5º | Toyota | 13.722 | 9,02% |
6º | Jeep | 7.885 | 5,19% |
7º | Renault | 7.296 | 4,80% |
8º | Nissan | 6.063 | 3,99% |
9º | Honda | 5.155 | 3,39% |
10º | BYD | 4.299 | 2,83% |
11º | Caoa Chery | 3.470 | 2,28% |
12º | Ford | 2.804 | 1,84% |
13º | Peugeot | 2.429 | 1,60% |
14º | GWM | 2.316 | 1,52% |
15º | Ram | 2.273 | 1,49% |
16º | Citroën | 2.187 | 1,44% |
17º | Mitsubishi | 1.401 | 0,92% |
18º | BMW | 869 | 0,57% |
19º | Volvo | 668 | 0,44% |
20º | Mercedes-Benz | 507 | 0,33% |
21º | Kia | 462 | 0,30% |
Sem nenhuma surpresa, a Fiat Strada começa 2024 na liderança, com 8.022 unidades emplacadas. A segunda posição geral, que também foi a 1º entre os carros de passeio, foi do Hyundai HB20, que vendeu 7.478 veículos no mês, superando o Volkswagen Polo e suas 7.258 unidades. São só 220 carros de diferença, então há chances de que isso mude em fevereiro. O Chevrolet Onix ficou mais para trás, na 4ª posição, emplacando 5.714 unidades - e ainda terá a produção suspensa por duas semanas em fevereiro.
Entre os SUVs compactos, a liderança do ano está nas mãos do Hyundai Creta, que emplacou 4.898 unidades. O Chevrolet Tracker não ficou muito para trás, com 4.280 veículos vendidos. E quanto ao VW T-Cross, que foi o líder em 2023? O modelo alemão caiu bastante em janeiro e aparece apenas na 14ª posição, com 3.358 unidades, atrás até do Nivus (3.538).
No caso dos SUVs médios, o Jeep Compass (3.592) continua na liderança, mas não está mais tão à frente do Toyota Corolla Cross (3.084). Temos um novo 3º colocado, com o GWM Haval H6 (1.619) superou o Volkswagen Taos (1.094). Com os problemas que as fabricantes estão tendo na Argentina, será difícil para a VW tirar essa diferença.
Por fim, o carro elétrico mais vendido do Brasil é o BYD Dolphin, que começou 2024 com 1.820 unidades emplacadas. Foram apenas 5 a menos do que o Peugeot 208, mostrando que o hatch realmente caiu no gosto do público. E isto foi mais do que o dobro do que as 612 unidades do BYD Seal, o segundo elétrico mais emplacado.
POSIÇÃO |
MODELO |
UNIDADES (JANEIRO/2024) |
1º |
Fiat Strada | 8.022 |
2º |
Hyundai HB20 | 7.478 |
3º |
Volkswagen Polo | 7.258 |
4º |
Chevrolet Onix | 5.714 |
5º |
Hyundai Creta | 4.898 |
6º |
Fiat Argo | 4.696 |
7º |
Chevrolet Tracker | 4.280 |
8º |
Nissan Kicks | 4.074 |
9º |
Fiat Mobi | 3.719 |
10º |
Volkswagen Saveiro | 3.631 |
11º |
Jeep Compass | 3.592 |
12º |
Chevrolet Onix Plus | 3.559 |
13º |
Volkswagen Nivus | 3.538 |
14º |
Volkswagen T-Cross | 3.358 |
15º |
Fiat Fastback | 3.292 |
16º |
Toyota Hilux | 3.277 |
17º |
Fiat Toro | 3.219 |
18º |
Renault Kwid | 3.096 |
19º |
Toyota Corolla Cross | 3.084 |
20º |
Jeep Renegade | 3.019 |
21º |
Fiat Cronos | 2.926 |
22º |
Fiat Pulse | 2.833 |
23º |
Honda HR-V | 2.831 |
24º |
Volkswagen Virtus | 2.372 |
25º |
Toyota Corolla | 2.142 |
26º |
Toyota Yaris | 2.003 |
27º |
Caoa Chery Tiggo 5X | 1.979 |
28º |
Citroën C3 | 1.879 |
29º |
Peugeot 208 | 1.825 |
30º |
BYD Dolphin | 1.820 |
31º |
Chevrolet Montana | 1.792 |
32º |
Renault Duster | 1.782 |
33º |
Ford Ranger | 1.776 |
34º |
Hyundai HB20S | 1.702 |
35º |
Ram Rampage | 1.685 |
36º |
Toyota Yaris Sedan | 1.685 |
37º |
Chevrolet S10 | 1.620 |
38º |
GWM Haval H6 | 1.619 |
39º |
Fiat Fiorino | 1.542 |
40º |
BYD Song Plus | 1.520 |
41º |
Toyota SW4 | 1.393 |
42º |
Jeep Commander | 1.116 |
43º |
Chevrolet Spin | 1.101 |
44º |
Volkswagen Taos | 1.094 |
45º |
Renault Oroch | 1.064 |
46º |
Nissan Versa | 938 |
47º |
Honda City | 927 |
48º |
Caoa Chery Tiggo 8 | 874 |
49º |
Renault Master | 815 |
50º |
Honda City Hatch | 794 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Peugeot 208 foi o preferido dos argentinos em novembro; veja o ranking
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Novo Equinox não é o 1º SUV família da Chevrolet; veja a história
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Motos em outubro: Bajaj dispara e segue à frente da Triumph