A grande notícia para os fãs da Ferrari nesta semana é que Lewis Hamilton assinou um contrato de vários anos com a equipe de Fórmula 1, substituindo Carlos Sainz a partir de 2025. Hamilton formará uma equipe com Charles Leclerc, que recentemente estendeu seu contrato "para além da temporada de 2024".
Esta semana também é significativa para a divisão de carros de rua, com vários anúncios feitos durante uma teleconferência que a Ferrari fez na sequência da divulgação dos resultados de vendas de 2023. A Ferrari comercializou 13.663 veículos no ano passado, registrando um aumento de 3% em relação a 2022. A demanda é tão forte que todos os modelos atuais estão esgotados em 2025, o que significa que os novos pedidos não serão entregues antes 2026. Apesar dos desafios de gerenciar um grande fluxo de pedidos, a Ferrari tem três novos modelos programados para serem lançados este ano.
A marca italiana continua previsivelmente calada sobre o que veremos em 2024, mas temos algumas ideias. É provável que o novo hipercarro seja finalmente lançado em algum momento nos próximos 11 meses. Visto aqui em fotos de flagra de um protótipo com a carroceria de produção, o sucessor da LaFerrari é conhecido internamente pelo codinome "F250". Pela primeira vez desde a F40, há rumores de que Maranello não optará por um V12.
Os rumores afirmam que o novo hipercarro será reduzido para um V6 biturbo híbrido plug-in derivado do 296 GTB, 296 GT3 e do carro de corrida 499P. Supostamente, a Ferrari pretende produzir 599 cupês, 199 conversíveis e 30 exemplos de um modelo XX mais potente, resultando em uma produção total de 828 unidades. Provavelmente, veremos apenas o cupê este ano, com a produção programada para começar no final de 2024. Diz-se que o modelo XX chegará à linha de montagem em 2027, enquanto o conversível está previsto para 2028. De acordo com um membro do fórum italiano Auto Pareri, os últimos carros serão montados em 2030.
Outro carro que provavelmente será lançado este ano é um substituto para a 812 Superfast. Ele foi flagrado várias vezes em testes com uma carroceria da Ferrari Roma e está praticamente confirmado que contará com um V12 naturalmente aspirado. No final do ano passado, a Ferrari admitiu que um V8 turboalimentado supera um V12 tradicional, mas a empresa considera que o último é menos emocional. Em maio de 2021, a empresa prometeu um motor de doze cilindros ainda mais potente para superar os 830 cv disponíveis na 812 Superfast e na Daytona SP3.
Não se sabe ao certo qual será o terceiro carro. Algumas das possibilidades que vêm à mente incluem um novo modelo Icona, um derivado do SUV Purosangue ou um modelo único. Não será o tão prometido elétrico, já que o primeiro carro elétrico da Ferrari tem data de lançamento para 2025. Enquanto isso, a fábrica onde o carro de emissão zero será produzido será inaugurado este ano.
Fonte: Ferrari
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Essa sucata de Ferrari vale R$ 140 mil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Última Ferrari de F1 de Michael Schumacher vai a leilão
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Retrospectiva: relembre a história dos hipercarros da Ferrari
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ferrari F80 estreia sistema para manter híbridos atualizados "para sempre"