Conforme o Motor1.com Brasil adiantou com exclusividade em novembro do ano passado, a nova BMW R 1300 GS não só viria ao Brasil, como também seria fabricada nacionalmente em Manaus (AM), na única linha de montagem da marca fora da Alemanha. A informação acaba de ser confirmada oficialmente pela montadora.
Em comunicado, a BMW Motorrad do Brasil anunciou que a nova R 1300 GS será produzida em Manaus (AM) a partir de fevereiro. No entanto, as vendas devem demorar um pouco mais. O lançamento oficial deve ocorrer no segundo trimestre, de acordo com a montadora. Em relação ao que o Motor1.com Brasil obteve de informação diretamente com Dirk Biehler, diretor da BMW Motorrad para a América Latina, o cronograma inicial já atrasou.
A ideia original segundo o executivo era de iniciar a produção da moto em janeiro, começando as vendas em abril. No entanto, o próprio Biehler adiantou que desafios logísticos poderiam atrasar os planos, o que ocorreu de fato. Sendo assim, é provável que a nova BMW R 1300 GS deva chegar às lojas entre maio e junho de 2024.
O comunicado oficial da BMW Motorrad do Brasil também relembrou que a empresa completará 7 lançamentos até 2025 por aqui. Desses, F 900 R, S 1000 RR renovada e a scooter C 400 X já chegara. A nova GS será o quarto produto. Restam três, sendo que o lançamento recente das novas F 900 GS e F 800 Gs na Europa levam a crer que a dupla também pode chegar por aqui até o ano que vem.
A BMW R 1300 GS 2024 é alimentada por um motor boxer de 1.300 cm3 e arrefecimento líquido. O diâmetro e o curso dos dois pistões contrapostos são, respectivamente, 106,5 mm e 73 mm. Ele produz uma potência declarada de 145 cv a 7.750 rpm, junto com 14,5 kgfm de torque a 6.500 rpm. Ela utiliza a tecnologia de sincronização variável de válvulas BMW ShiftCam. De acordo com a marca, é o motor de cilindros contrapostos mais potente da história da BMW. A velocidade máxima é declarada como 200 km/h, e o tempo de 0 a 100 km/h é listado como 3,39 segundos.
A BMW R 1300 GS 2024 é oferecida globalmente com três opções diferentes de rodas, todas disponíveis com 19" na dianteira e 17"na traseira. As variantes básica e Triple Black recebem rodas de alumínio fundido. Enquanto isso, a Trophy e a Option 719 Tramuntana recebem rodas raiadas com aros de alumínio destinadas ao uso off-road.
Como opcionais, os compradores também podem escolher novas rodas forjadas chamadas Enduro que também são destinadas ao uso off-road, mas pesam 1,8 kg a menos do que as versões raiadas. No entanto, a própria BMW admite que as rodas raiadas mais pesadas são "a opção mais robusta".
A BMW R 1300 GS 2024 mede 2,21 metros de comprimento e 1 metro de largura, incluindo os protetores de mão. A altura do assento padrão é de 850 mm, mas, opcionalmente, a moto pode ter uma suspensão adaptativa com altura variável e modo esportivo. Assim, a altura do assento pode chegar a 820 mm em baixas velocidades e quando parado. O peso a seco é declarado como 237 kg, mas a BMW não declarou o peso em ordem de marcha. A capacidade do tanque de combustível é de 19 litros, e o peso bruto total permitido na R 1300 GS é de 465 kg.
Até agora, você certamente notou o novo farol de LED em forma de "X" compacto. Outros recursos padrão incluem quatro modos de pilotagem (Chuva, Estrada, Eco e Enduro), controle de tração dinâmico, controle de freio motor, assistência de freio dinâmico, controle de partida em aclive, controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento da pressão dos pneus.
Protetores de mão com piscas integrados também vêm de série. A BMW R 1300 GS 2024 vem equipada ainda com uma bateria de íon de lítio de fábrica, bem como funcionalidade de proteção de bateria via aplicativo para smartphone BMW Motorrad Connected.
O painel de instrumentos multifuncional padrão da BMW, já conhecido em outras motos da marca, continua na R 1300 GS, e os condutores ainda podem fazer uso de um painel TFT colorido de 6,5". Além disso, um compartimento de carregamento de smartphone com uma tomada USB, uma tomada 12V, chave presencial e manoplas aquecidas completam a lista de itens de série.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil