Os esforços de eletrificação da Volkswagen incluirão um novo modelo GTI movido a bateria. Esse futuro hot hatch elétrico foi apresentado em setembro pelo conceito ID. GTI - um interessante carro de cinco portas com o cobiçado emblema de três letras e características futuristas.
Desde então, o GTI elétrico foi confirmado para produção, mas ainda faltam alguns anos, portanto, não temos todos os detalhes. Enquanto isso, aqui está o que sabemos sobre o primeiro hot hatchback elétrico da VW.
A Volkswagen não detalhou totalmente o trem de força do novo elétrico, e até mesmo o conceito não tem especificações. Dito isso, o conceito ID. GTI é baseado no conceito ID.2all, que usa um único motor elétrico alimentando as rodas dianteiras com um bloqueio eletrônico do diferencial.
A VW descreveu o ID. GTI como tendo um trem de força de alto desempenho sobre a plataforma MEB Entry da VW, projetada para veículos com tração dianteira. O Golf de nona geração, somente elétrico, chegará em 2028 e será montado na plataforma SSP da empresa.
O conceito que a VW revelou em setembro era um hatchback de cinco portas com um visual esportivo e uma traseira estilosa. Os efeitos de solo, a abertura inferior do para-choque e o difusor traseiro agressivo deram a ele uma postura atlética. O chefe de design da VW compartilhou um esboço do modelo quando anunciou que o carro chegaria em 2026, com aparência idêntica à do conceito.
A VW ainda não divulgou fotos reais da cabine, mas os desenhos do conceito mostrados pela marca revelam um interior igualmente esportivo e quase pronto para a produção. Ele tinha um volante de bases achatadas em frente a uma tela de instrumentos fina e totalmente digital. No centro do painel, havia uma tela maior para o sistema de infoentretenimento.
O conceito também tinha um console central flutuante, botões de reprodução e pausa com aparência divertida nos pedais, um único botão giratório no console central e uma fileira de botões no painel. Ele também tinha um para-brisa de realidade aumentada que exibia a pista, a posição, os tempos de volta e as informações do veículo, como a velocidade, inclusive com o desenho do autódromo de Interlagos abaixo dos números.
A Volkswagen não foi direta quanto ao nome que dará ao seu novo veículo esportivo elétrico quando entrar em produção. Quando a VW confirmou que lançaria o GTI elétrico em 2026, o esboço do conceito incluía um desenho do Golf original, de modo que o EV poderia adotar esse nome. A empresa também registrou um novo logotipo do GTI que substitui o "I" por um raio.
O chefe de design da Volkswagen revelou, pouco antes do Natal, que o GTI elétrico chegaria em 2026. Ele não deu uma data mais específica, portanto, temos que esperar esse quase três anos para que o novo elétrico seja lançado. Também não está claro onde a VW venderá o novo esportivo elétrico, mas a tendência é que seja oferecido nos mercados onde o Golf GTI já teve uma história.
A VW não forneceu um preço específico para seu novo GTI elétrico. A VW baseou o hatch de desempenho no conceito ID.2all, que, segundo ela, seria tão acessível quanto um Polo. É claro que há uma corrida para redução do preço final dos veículos elétricos de forma a equalizar o valor final a um modelo com motor a combustão. Como as coisas funcionam um pouco diferente aqui no Brasil, podemos imaginar que será mais caro que o atual Polo GTS (isso com os avanços de preço até 2026).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: novo Volkswagen Golf GTI chegará ao Brasil em 2025
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Golf GTI Mk8,5 é a grande estrela da Volkswagen no Rock in Rio
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW diz que o futuro GTI elétrico será 'mais divertido'
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Volkswagen Golf GTI Clubsport 2025 promete ser o Golf mais potente já feito