Com todo o entusiasmo em torno do GR Yaris 2024, agora com opção de câmbio automático, é fácil esquecer a versão básica bem mais monótona. Apesar de ter o sufixo "RS", que sugere algo empolgante, o modelo básico é um hot hatch apenas no nome - no Brasil, chamamos de esportivado. A Toyota ainda não atualizou o RS mais barato com o estranho painel de instrumentos do GR Yaris "real", mas o carro continua à venda no Japão.

Embora possa se parecer muito com o modelo completo, o GR Yaris RS é oferecido apenas com tração dianteira. A situação piora, pois a Toyota vende essa versão apenas com uma transmissão continuamente variável (CVT). Como lembrete, o legítimo hot hatch tem tração integral com um câmbio manual de seis marchas ou o recém-adquirido câmbio automático de oito marchas.

Depois, há o motor. O GR Yaris RS usa o "M15A-FKS" em vez do conhecido "G16E-GTS", também instalado no GR Corolla e no Lexus LBX Morizo RR. É uma unidade de 1,5 litro naturalmente aspirada em vez de um 1,6 litro turboalimentado. Também é uma unidade de três cilindros, mas com apenas 120 cv e 14,8 kgfm. O Yaris GR revisado agora está equipado com 306 cv, compatíveis com o Corolla Morizo GR.

Toyota GR Yaris RS

Embora tudo isso seja um espetáculo, sem nenhuma vantagem extra, o GR Yaris RS é muito mais barato do que seu irmão gêmeo muito mais musculoso. A Toyota quer 2.650.000 ienes, ou cerca de R$ 89 mil nas taxas de câmbio atuais. O GR Yaris RZ, mais potente, com tração nas quatro rodas e câmbio manual, custava 4.560.000 ienes (cerca de R$ 151.000) antes da atualização. O preço do modelo 2024 será anunciado próximo ao lançamento.

O GR Yaris RS é um raro exemplo de upbadging direto da fábrica. Para os olhos não treinados, ele se parece com o hot hatch, mas há certos detalhes que traem sua verdadeira identidade. Por exemplo, o velocímetro só vai até 180 km/h, enquanto no hatch de desempenho ele para em 280 km/h.

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