Apontada como um dos maiores fracassos comerciais da história recente da Mercedes-Benz, a picape Classe X até hoje rende o que falar. Na Argentina, onde teve produção cancelada antes mesmo de chegar ao mercado, a caminhonete foi vista recentemente ao relento em terreno localizado ao lado da fábrica Santa Isabel, em Córdoba. São unidades pré-série, montadas localmente, mas que nunca efetivamente chegaram às concessionárias.
Todas as picapes estão com adesivos na dianteira e nos logotipos, mas são facilmente identificáveis pelas demais partes do design à mostra. Como são unidades do tipo protótipo, não podem ser vendidas ao público comum e, provavelmente, serão transformadas em sucata no futuro. No máximo, poderão ser aproveitadas para uso em "segurança corporativa” na fábrica da Mercedes-Benz em Virrey del Pino, nos arredores de Buenos Aires.
A Classe X foi apresentada ao mercado internacional em 2017 como fruto de um projeto conjunto firmado entre os grupos Daimler e Renault-Nissan. A ideia era colocar a Mercedes-Benz no mercado global de picapes médias, compartilhando da mesma plataforma das picapes Frontier e Alaskan, mas com design próprio, motores exclusivos e posicionamento premium. O resultado acabou não agradando o público, que reclamava das semelhanças com a prima japonesa e do excesso de simplicidade para um modelo da Mercedes-Benz.
No primeiro ano completo de vendas, 2018, a picape decepcionou e emplacou penas 16.700 unidades, sendo oferecida na Europa, Austrália e África do Sul. Para efeito de comparação, Toyota Hilux emplacou no mesmo período 549.585 unidades. Em 2019, os números foram ainda piores: apenas 8.000 exemplares foram vendidos, todos produzidos na fábrica da Nissan na Espanha.
A promessa era ampliar os números com o lançamento em mercados sul-americanos, em especial o Brasil. Para tanto, a Mercedes-Benz planejava produzir a Classe X localmente e usar as instalações da Nissan em Santa Isabel, na Argentina, como parte do acordo anteriormente firmado. Os planos, porém, acabaram frustrados. Executivos de ambas as empresas se desentenderam quanto a acertos contratuais e a produção no país vizinho foi cancelada em 2019.
Na época, a Mercedes-Benz teria afirmado que "a Classe X ia nos custar 26.000 dólares, mas a Nissan repentinamente aumentou o preço para 35.000 e nunca disse o motivo". A produção na Espanha também foi posteriormente cancelada e a picape acabou ficando apenas dois anos no mercado, entrando para a história como um dos fracassos mais retumbantes da empresa alemã.
Fonte: Motor1.com Argentina
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