Primeiro veículo elétrico da RAM é uma Fiat Ducato disfarçada; entenda
Com quase 15 m3 cúbicos de volume de carga, tem mais espaço que Ford Transit e Mercedes Sprinter elétricas nos EUA
A Ram acaba de apresentar seu primeiro modelo de produção totalmente elétrico nos EUA, a van ProMaster EV. Disponível para encomenda agora naquele mercado, ela chega para oferecer aos clientes comerciais uma opção atraente de emissões zero para seu fluxo de trabalho diário. Mas, se você olhar bem, verá que não nada mais que uma Fiat Ducato elétrica disfarçada.
O ProMaster EV será lançado com duas versões. O modelo Delivery possui um painel traseiro de alumínio anodizado retrátil e pode transportar até 923 kg de carga. A versão Cargo se juntará à linha mais tarde, com portas traseiras de abertura mais convencional e uma capacidade máxima de carga de até 1.370 kg.
Ambas as variantes do ProMaster EV possuem um único motor elétrico com potência de 268 cv e 41,6 kgfm de torque para impulsionar as rodas dianteiras. A bateria de 110 kWh proporciona uma autonomia estimada de 261 quilômetros em condução urbana, segundo a Ram.
Galeria: Ram ProMaster EV 2024
A empresa oferecerá o ProMaster EV com capacidades de carregamento rápido em corrente contínua de Nível 3 de 50 kW, 85 kW, 125 kW e 150 kW. A empresa também venderá um carregador de parede de Nível 2 que fornece 11 kW em corrente alternada.
O ProMaster EV possui uma distância entre eixos padrão de 4,04 m e os compradores podem escolher comprimentos de 3,66 ou 4,11 metros. A largura interna é de 1,92 m. Existem alturas de teto disponíveis de 1,95 m e 2,18 m. O volume máximo de carga é de 14,83 m3.
A melhor maneira de colocar esses números em perspectiva é compará-los com o Ford E-Transit e o Mercedes-Benz eSprinter, os concorrentes mais próximos disponíveis nos EUA. Modelos como o Brightdrop Zevo e o Rivian Commercial Van ainda não estão disponível para o público em geral.
Especificações | Ram ProMaster EV | Ford E-Transit | Mercedes-Benz eSprinter |
Potência Máxima do Motor e Torque | 268 CV / 41,6 kgfm | 266 CV / 43,4 kgfm | 201 CV / 40,8 kgfm |
Capacidade da Bateria | 110 kWh | 68 kWh | 113 kWh |
Autonomia Máxima Estimada | 261 km (Na Cidade) | 203 km | 322 km |
Carga Máxima | 1.370 kg | 1.757 kg | 1.191 kg |
Volume Máximo de Carga | 14,83 m³ | 13,79 m³ | 13,80 m³ |
Com base nesses números, o ProMaster EV parece competitivo em relação ao E-Transit e ao eSprinter. No entanto, não podemos ter certeza de qual é realmente o melhor sem experimentá-los no mundo real.
Apesar de sua natureza utilitária, a Ram está equipando o ProMaster Delivery com muitos recursos de série e amenidades opcionais. Há tecnologias como sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alerta de colisão frontal, assistência contra vento lateral, detecção de sonolência e faróis altos automáticos para segurança adicional. Até mesmo um sistema de Assistência Ativa à Condução disponível adiciona capacidade de condução autônoma de Nível 2.
Os motoristas têm disponível uma tela de entretenimento de 10,1 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio como item de série. Os clientes também podem obter um espelho retrovisor digital e sistema de câmera de 360 graus opcionalmente. O Ram ProMaster EV Delivery tem preço inicial de US$ 77.995 (R$ 384,8 mil) e as entregas terão início na primeira metade de 2024.
Fonte: Ram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo chefão da Ram admite crise nas vendas: "estamos tomando uma surra"
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Nova Dakota vem aí? Ram confirma picape acima da Rampage para 2025
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Ram Rampage 2025 estreia novo 2.2 turbodiesel e nova versão de entrada