Mercedes entra na onda da inteligência artificial com sistema operacional
Sistema MB.OS foi revelado em feira de tecnologia nos EUA
A Mercedes-Benz está se preparando para apresentar seu mais novo sistema operacional, sucintamente chamado de MB.OS, após anos de desenvolvimento. Projetado internamente, o MB.OS fez sua estreia junto ao público pela primeira vez na CES 2024, feira de tecnologia que está acontecendo nos EUA.
Entre as novidades, o novo sistema operacional da marca contará com um assistente virtual exclusivo fazendo uso de inteligência artificial, uma variedade de aplicativos de áudio e jogos e um mecanismo tridimensional para gráficos mais complexos similar ao usado por jogos eletrônicos.
Na onda da Inteligência Artificial
O software MB.OS, que é diferente do sistema atual MBUX, é mais rápido e mais eficiente do que os sistemas já utilizados pela Mercedes, ajudando a melhorar a capacidade de resposta e o poder de processamento. Uma das atualizações mais óbvias do antigo para o novo é o Assistente Virtual MBUX, que utiliza inteligência artificial generativa e um modelo de linguagem mais amplo para fornecer respostas e conversas de voz mais naturais, sugestões detalhadas com base em rotinas e tons de voz que refletirão o humor do motorista.
Como no assistente de voz MBUX atual - mais conhecido como Hey Mercedes - o assistente virtual pode responder a solicitações de linguagem natural, como "Estou com fome", por exemplo. No entanto, enquanto o Hey Mercedes simplesmente recomendaria alguns restaurantes próximos e encerraria o dia, o Assistente Virtual do MBUX resumirá o cardápio e as avaliações para ajudar o motorista a decidir sobre um destino.
O sistema mais avançado também sugerirá funções e rotas com base na rotina do motorista, incluindo a reserva de estacionamento com antecedência ou a reprogramação de eventos do calendário se você estiver atrasado.
O Assistente Virtual ainda adapta sua funcionalidade ao estado de espírito do motorista. Se ele perceber frustração, seus avisos e respostas serão mais curtos e diretos. Se você estiver de bom humor, a voz do Virtual Assistant será mais alegre e coloquial. Ele pode até retratar emoções por meio de seu "rosto", que na verdade é um campo de estrelas na tela central. O campo mudará de cor e os ícones aparecerão para indicar "curtir", "comemorar", "rir" e "confirmar".
Onde estou?
A navegação 3D aparecerá nos carros equipados com MB.OS, usando um mecanismo usado em jogos para obter gráficos nítidos e instruções de direção detalhadas. A tela de navegação incorporará informações de assistência ao motorista, incluindo veículos ao redor e sinais de trânsito, para criar confiança entre os sistemas de segurança e a pessoa ao volante. A tela detalhada também recomendará faixas específicas e exibirá instruções de realidade aumentada em tempo real.
A nova navegação 3D também mostra os arredores, incluindo edifícios, hora do dia e condições climáticas. A Mercedes afirma que isso ajudará os motoristas a tomar melhores decisões e a ver para onde estão indo, reduzindo a confusão em áreas urbanas apertadas.
Mais aplicativos
Os novos carros equipados com o MB.OS incluirão mais aplicativos nativos, como o Audible e o Amazon Music, por exemplo. Ao reproduzir arquivos de áudio compatíveis com Dolby Atmos, o sistema de áudio sincronizará os alto-falantes, a iluminação ambiente e os mecanismos que vibram os assentos para proporcionar uma experiência mais imersiva.
O novo MBUX também contará com uma parceria com a Sony Pictures Entertainment para streaming de vídeo e com a Antstream para videogames no estilo arcade. O primeiro incluirá títulos importantes como Gran Turismo e Spider Man: Into The Spider-Verse, enquanto o segundo tem uma variedade de jogos de fliperama retrô, incluindo um jogo de corrida desenvolvido pela própria Mercedes. Como era de se esperar, essas funções só funcionarão quando o carro estiver estacionado ou usando a assistência ao motorista de nível 3.
Galeria: Mercedes-Benz apresenta sistema operacional na CES 2024
Quando chega?
A primeira aplicação do MB.OS aparecerá na versão de produção do Mercedes-Benz Concept CLA-Class, prevista para este ano. Construído sobre a chamada plataforma MMA, o CLA da próxima geração será otimizado para um veículo elétrico, mas também oferecerá trens de força a combustão.
O MB.OS se espalhará para outras linhas de produtos da Mercedes à medida que forem atualizadas e redesenhadas, embora algumas das funcionalidades do sistema estejam disponíveis por meio de atualizações remotas.
Fonte: Mercedes-Benz
RECOMENDADO PARA VOCÊ
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Papa recebe seu 1º carro elétrico: um Mercedes-Benz Classe G
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan