Novo Hyundai Creta aparece antes da hora e pode chegar ao Brasil em 2025
Renovação do SUV compacto na Índia busca inspiração no Palisade e fará sua estreia no país ainda em janeiro
Não deu para a fabricante e o novo Hyundai Creta acabou vazando pouco antes da estreia oficial. O SUV compacto passará por uma reestilização na Índia, onde fará sua estreia oficial no dia 16 de janeiro, só que a surpresa acabou com o surgimento de algumas fotos mostrando como será o design do carro. Mudará bastante, adotando uma nova identidade visual para a frente e abandonando as polêmicas lanternas traseiras. A expectativa é que seja renovado por aqui somente em 2025.
O novo Hyundai Creta para a Índia ficará bem diferente, com um design bem mais quadrado e robusto, por conta da grade dianteira redesenhada, que buscou inspiração no enorme Palisade. É curioso, pois o Creta tem um outro visual em outros mercados, inspirado no Tucson e com uma grade em “V”. Considerando a proximidade do nosso modelo com o indiano, o mais provável é que este seja o design escolhido para o Brasil.
O novo visual do Creta...
... e o modelo atual vendido no Brasil
A grade retangular combina com os faróis, tudo com um design bem retilínio. Ainda terá o esquema de faróis duplos, com os principais um pouco mais abaixo, usando dois retângulos na horizontal, em uma carcaça preta que se extende até o para-choque. Logo abaixo da entrada de ar principal, está uma segunda grade no para-choque e um acabamento plástico, que aparenta ser cinza (a qualidade da foto não ajuda).
Agora o SUV tem uma barra preta com lanternas integradas...
... ao invés das linhas separadas do modelo anterior
Para quem não gosta da traseira do Creta atual, a boa notícia é que abandonará o estilo atual para usar uma barra preta horizontal e luzes em forma de “L”. Parece que todo mundo hoje em dia vai adotar eta ideia para a traseira, considerando a quantidade de modelos usando soluções semelhantes. Ao menos o Creta parece que terá uma barra iluminada atravessando o porta-malas, ao invés de apenas ser pintado de preto. No geral, isso deixa o SUV mais harmonioso e limpo.
Um teaser anterior mostrou o interior, que receberá duas telas de 10,25 polegadas posicionadas lado a lado, uma para a multimídia e outra para o painel de instrumentos. Ou seja, o Creta deixará de lado a tela menor central para adotar um display completo para o cluster. O painel foi todo redesenhado, com uma saída de ar bem maior para o passageiro. Até os comandos do ar-condicionado foram refeitos, ainda usando botões físicos.
Na Índia, fala-se que o Creta terá ar-condicionado de duas zonas, teto solar panorâmico, sistema de som Bose com 8 alto-falantes, bancos dianteiros ventilados, assento do motorista com ajuste elétrico, câmera 360°, monitor de ponto cego e mais. A motorização para o país é diferente da nossa, com um 1.5 aspirado de 115 cv, nas versões a gasolina e diesel. Terá uma opção mais forte com o 1.5 turbo de 160 cv, substituindo o 1.4 turbo que saiu de linha há algum tempo.
No caso do Brasil, ainda é cedo para especular qualquer mudança na motorização. Há um tempo que existem rumores sobre a vinda do motor 1.4 turbo da Hyundai para o Creta nacional, o que não aconteceu na troca de geração e a empresa ainda não mostra qualquer movimentação. Porém, o 2.0 aspirado de 166 cv é um motor que está envelhencendo e não é dos mais econômicos. Com a chegada das novas regras de emissões do Proconve L8, previstas para 2025, a fabricante pode ter que substituí-lo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança
Kia diz que sua picape rival da Hilux é mais bonita pessoalmente
México: Hyundai Creta supera Nissan Kicks e entra no top 10
Sabotagem econômica barra mercado de 3 milhões de veículos
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Nissan e Honda estariam iniciando negociações para fusão
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã