Foi em 2008 que a Dodge apresentou a Ram 1500 2009, durante o Salão de Detroit (EUA). Era um outro momento no país, com as pessoas indo atrás de carros menores e mais econômicos por conta da disparada dos preços da gasolina. Faz 16 anos e a picape continua nas concessionárias como a Ram 1500 Classic. Com a chegada da linha 2024 da caminhonete, existiam rumores sobre o fim da Classic, por conta da mudança na motorização. Agora a fabricante acabou com as especulações e confirma que a Classic seguirá sendo vendida.

Motor1.com falou com um porta-voz da Ram nos EUA, que confirmou que a Ram Classic terá uma linha 2024. Ainda não está disponível no país e o executivo não revelou quando será o lançamento, afirmando que os detalhes ainda estão sendo definidos. Não quis entrar em nenhum detalhe, mesmo considerando que o motor V8 deixou de ser oferecido para a Ram 1500 por conta das emissões, substituído por um 3.0 biturbo de seis cilindros em linha.

Hoje a Ram Classic é vendida no Brasil em duas versões. A Laramie custa R$ 365.150 e ainda existe a variante Night Edition, por R$ 375.150. Tem o mesmo papel que nos EUA, sendo a opção mais acessível da marca no mercado brasileiro. Por lá, é vendida nas variantes Tradesman, voltada para o trabalho; e Warlock, mais para que só quer ter uma picape grande.

É provável que tenha algumas alterações, mas a dúvida é o que pode ser feito, considerando que é uma plataforma com 16 anos de idade. Uma possibilidade é que continue a ser vendida somente com o 3.6 V6 de 309 cv, que ainda é usado pela Ram 1500, embora com um sistema híbrido-leve. Assim, só deixaria de lado o 5.8 V7 Hemi de 400 cv. Caso este seja o plano da Ram, a caminhonete teria que fazer essa troca de motor para o Brasil, já que é vendida somente com o V8 por aqui.

Teste: Ram Classic 1500 Laramie 2023

Outra possibilidade é que, como a Ram 1500 trocará o V8 pelo motor de seis cilindros em algum momento deste ano, como parte da linha 2025 junto com a reestilização, pode ser que a Classic esteja em seu último ano e a fabricante está somente despistando. Só saberemos o destino da Ram Classic mais para o final do ano.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com