Scout: marca ressuscitada pela Volkswagen será rival da Jeep
Novos modelos da marca, um SUV e uma picape, serão apresentados na virada do semestre
Anunciado em maio de 2022, o renascimento comercial da marca Scout - famosa na América do Norte nos anos 1960 - parece cada vez mais próximo de se tornar realidade. A Volkswagen está sendo a grande responsável por trazer a fabricante de volta ao mercado e tem dado diversas pistas sobre o aguardado retorno. Na mais recente, vídeo com forte apelo emocional confirma a data de lançamento dos novos modelos da fabricante.
De acordo com o clipe, o SUV e a picape que formarão o novo portfólio da Scout serão apresentados no verão norte-americano - ou seja, entre os meses de junho e agosto. Detalhes sobre o design dos veículos ainda são desconhecidos, mas teasers revelados em ocasiões anteriores já adiantaram que a inspiração virá dos modelos originais da marca. Na prática, o estilo retrô será o grande chamariz.
Projeção: Volkswagen trará de volta a Scout como marca de SUVs elétricos
Nesse sentido, o visual quadradão e inspirado no passado promete contrastar diretamente com o conjunto mecânico moderno e elétrico. Ambos os utilitários serão EVs dedicados (ou seja, já nascerão inteiramente pensados para eletrificação) e tomarão como base plataforma desenvolvida sob medida. A base, que não será a MEB do grupo Volkswagen, está sendo pensada para aplicação off-road (característica fundamental do DNA da Scout) e máxima eficiência energética.
Quando chegarem efetivamente ao mercado, por volta de 2026, os novos SUV e picape Scout brigarão diretamente com os Jeep Wrangler e Gladiator. Na próxima geração, vale lembrar, ambos serão totalmente eletrificados pela Stellantis e abandonarão os motores térmicos atuais. Após décadas, as duas marcas voltarão a travar a disputa comercial que foi iniciada em 1960 e durou até os anos 1980, quando a Scout foi descontinuada.
Scout SUV em teaser
Sobre nomes, foram registrados recentemente diversas opções: Scout 80, Scout 800, Scout II, Terra, Traveller e Super Scout. Ainda não há certeza sobre quais batismos serão usados nos modelos de produção. A lista inclui ainda Aristocraft, Baler, Forma, Harrow, Rallye, Scout Spirit, Sno-Star, Terrastar, Trailstar e muito mais. Independentemente do nome, já é certo que a produção será concentrada na Carolina do Sul, EUA, em fábrica que a Volkswagen está erguendo do zero ao custo de US$ 2 bilhões.
Design dos novos Scout adiantado em esboços
Scout nas mãos da Volkswagen
O nome Scout vem de International Haverster Scout. Além dos veículos de passageiros, a empresa fabricava uma gama de máquinas, incluindo tratores, equipamentos agrícolas, motores e caminhões pesados. A companhia fechou em 1985, com a divisão de caminhões sobrevivendo como Navistar International. A Volkswagen comprou a Navistar International através de seu grupo de caminhões pesados Traton em 2020 e daí veio a possibilidade de trazer de volta o nome Scout.
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