page ad skin

China firma posição como maior exportador de carros do mundo em 2023

Após acumular forte crescimento ao longo do ano, país deixou para trás nomes tradicionais como Japão, Alemanha e Coreia do Sul

GWM Haval H6 PHEV

Depois de acumular forte crescimento ao longo do ano, a China deve desbancar nomes tradicionais e fechar 2023 como maior exportador de carros do mundo. De acordo com números divulgados pela Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM), o país exportou entre janeiro e novembro do ano passado 4,41 milhões de veículos, o que representou aumento de 58% em reação ao ano anterior.

O Japão, que por décadas dominou o setor, ficou em segundo lugar com 3,99 milhões de unidades exportadas nos primeiros onze meses de 2023 (aumento de 15%). Na sequência, aparecem outros players de peso como Alemanha e Coreia do Sul. Os números fechados, incluindo o mês de dezembro, ainda não foram divulgados, mas consultorias são unânimes em antecipar desde já a liderança da China no ano.

GWM Haval H6 PHEV vs. BYD Song Plus PHEV

O aumento das exportações chinesas foi impulsionado principalmente pela demanda externa por veículos eletrificados. Os principais destinos de exportação, levando em conta os modelos EVs, foram Bélgica, Austrália e Tailândia. Já no mercado como um todo, incluindo veículos tradicionais a gasolina, os maiores importadores foram Rússia e México. De janeiro a outubro, a China enviou para estes dois últimos mercados 730.000 e 330 mil unidades, respectivamente.

Entre as montadoras, o destaque local ficou por conta da BYD graças aos resultados colhidos com a expansão internacional intensificada no último ano. Ainda assim, marcas estrangeiras instaladas na China continuam dominando o setor de exportações. É o caso de Tesla, Volvo, BMW e Buick, que produzem em solo chinês e enviam veículos para diversos mercados internacionais.

byd-han-1

BYD Han na linha de montagem

No Brasil, a chegada de veículos chineses acontece principalmente através de fabricantes como BYD, GWM, JAC e Chery. Modelos como Haval H6, Dolphin, Song Plus, Tan e iCar são todos 'made in China'. Além disso, fabricantes ocidentais também vendem por aqui modelos fabricados no país asiático, como o Ford Territory e o Renault Kwid E-Tech. Em 2022, vale lembrar, a China já havia ascendido à segunda posição no setor ao superar a Alemanha (hoje na terceira colocação).

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com