Veja quais automóveis não tem controle de estabilidade de série
Da lista, ou recebem o item ou sumirão das lojas nas próximas semanas
Com a obrigatoriedade do controle de estabilidade em carros produzidos ou importados a partir de 1º de janeiro de 2024, alguns modelos terão mudanças nas próximas semanas. Fora o que está em estoque com produção em 2023, modelos da Fiat, Peugeot e Renault ou mudarão seus pacotes ou não serão mais vendidos.
Começando pela Peugeot, o 2008 em suas versões Allure e Roadtrip com o motor 1.6 aspirado não possuem o sistema de segurança. Mas a marca não deverá mudar isso, já que a produção do SUV durou até 2023 e, com o estoque, atenderá as concessionárias até a chegada da nova geração, produzida na Argentina ainda no primeiro semestre desse ano.
Na Renault, a dúvida. O Stepway 1.0 e 1.6 com câmbio manual também não oferecem o controle de estabilidade nem mesmo como opcional. Com a chegada do Kardian, há quem diga que a marca manterá o Stpway como uma versão mais barata e, para isso, precisaria colocar o controle de estabilidade. Por outro lado, podem focar no novo SUV e tirar o derivado do Sandero de linha de uma vez. Curiosamente, o Logan oferece o ESC de série com o motor 1.0.
Já na Fiat, o processo é menos doloroso. Mobi, Cronos e Argo possuem o controle de estabilidade de série nas versões com câmbio automático (Argo e Cronos), mas opcional nas versões mais baratas, variando de R$ 490 a R$ 700 pelo pacote. A marca deve colocar como item de série, assim como o repetidor de setas nos retrovisores e as luzes diurnas, também obrigatórias. Veremos isso nas próximas semanas, com as linhas 2024/2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Dolphin Plus vai bem e alcança 5 estrelas em segurança no Latin NCAP
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Safety Center do grupo Stellantis atinge 1.000 testes realizados
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Latin NCAP testa Ford Ranger e VW Amarok; confira notas
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Renault Stepway, Sandero e Logan recebem nota zero em teste de segurança