Às vezes, no Motor1.com Brasil, gostamos de entretê-lo mostrando carros incomuns. Já falamos sobre esse Fiat Uno com mais de 600 cv, que parece ter sido produto de alguma operação ilegal, em outra ocasião, quando ficamos sabendo de suas primeiras "aventuras" ainda em 2017.

Pois bem, vimos o carro novamente no Rivanazzano Dragway, um evento de 'burnouts' realizado na Itália. A carroceria do Uno não foi alterada, a mesma de 2017, e ele mantém os pneus slick de corrida para mantê-lo colado ao chão.

O compartimento do motor aparentemente abriga um motor 1.6 de quatro cilindros emprestado de um Lancia Delta. O motor foi recebeu alterações de performance para entregar os já mencionados mais de 600 cv de potência pela Gabucci Autotecnica, uma oficina especialista na área. 

Ruído ensurdecedor

Galeria: Fiat Uno Turbo (Europa)

Graças à incrível potência mecânica e ao peso de menos de 1.000 kg, esse Fiat Uno pode acelerar muito rapidamente e atingir velocidades incríveis, como você pode ver no vídeo em acima.  O som gerado pelo carro é simplesmente ensurdecedor. Tanto que o público próximo à reta não hesita em tapar os ouvidos para evitar sofrimento desnecessário aos tímpanos.  

Desempenho de supercarro

O carro completou várias arrancadas. Na melhor delas, conseguiu percorrer o quarto de milha (402 metros) em 9"406 e cruzar a linha de chegada a 258 km/h. Sensacional! Com esse recorde, ninguém duvida que o Fiat Uno tenha um desempenho igual ou até melhor do que o de muitos supercarros. Mas ainda fica a dúvida: será que com uma escada no teto ele iria mais rápido?

É claro que essa preparação foi feita especificamente para acelerar em linha reta, enquanto qualquer Ferrari ou Lamborghini vai apavorar o carrinho em um piscar de olhos na primeira curva. No entanto, todos aqui adorariam fazer um test drive no Uno, mesmo que seja preciso um pouco de coragem para isso... 

Fiat Uno - 35 anos de Brasil

Vale lembrar que o Uno de produção mais potente que tivemos no Brasil era o Turbo. Ele tinha um motor importado da Itália com 4 cilindros em linha e 1.372 cm³ de capacidade. Ele trabalhava com 0,8 bar de pressão no turbo para entregar 118 cv de potência e torque máximo de 17,5 kgfm. Graças também ao peso de apenas 975 kg, o Uno Turbo acelerava de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e alcançava velocidade máxima de 195 km/h.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com