A Audi alterou radicalmente o curso do rally com a introdução do sistema de tração integral Quattro. Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento sobre esportes motorizados sabe disso, mas a história da última resistência da Lancia contra a revolução AWD não é tão difundida. Um novo filme que chegará aos cinemas em janeiro pode mudar isso e, francamente, esperamos que seja tão bom quanto esse trailer faz parecer.

Intitulado Race for Glory: Audi vs. Lancia, o filme narra a batalha entre a Lancia e a Audi no Campeonato Mundial de Rally de 1983. Isso foi apenas um ano após o início da infame era do Grupo B, e a Audi era a fabricante a ser batida com seu Quattro A1. A Lancia estreou o 037 um ano antes como sucessor do lendário Stratos, embora mantivesse um layout de tração traseira. Na época, ele era visto como não competitivo em relação ao Audi AWD, mas sabemos como essa história terminou. Alerta de spoiler: a Lancia ganhou o título de fabricante naquele ano.

Galeria: Lancia 037

O filme é estrelado por Riccardo Scamarcio (de John Wick 2), Daniel Brühl (Rush), Katie Clarkson-Hill e Volker Bruch, este último interpretando o piloto da Lancia, Walter Röhrl. Röhrl ficou famoso por ter participado apenas de um número limitado de corridas na temporada de 1983, pois não estava interessado em garantir outro campeonato de pilotos. O trailer sugere que o filme se concentrará principalmente em Röhrl, embora a vitória final da Lancia tenha sido certamente um esforço de equipe.

O 037 com motor central era geralmente superior em eventos no asfalto e em etapas mais longas com menos curvas. Enquanto isso, a equipe Audi tinha a vantagem da tração integral nas corridas com superfícies escorregadias e sinuosas. Dessa forma, as marcas se revezaram para conquistar o pódio em diferentes eventos ao longo da temporada.

Vale a pena observar que a descrição do trailer chama esse filme de "drama esportivo cheio de ação inspirado em eventos reais", o que significa que não se trata de um documentário puro, mas sim de uma ficção emocionante baseada na verdade. Há alguns momentos reconhecidamente constrangedores no clipe de dois minutos, como a corrida obrigatória lado a lado, que não acontece em uma etapa de rali, a menos que algo realmente tenha dado errado. Também temos a frase de efeito "por que eles arriscam suas vidas" e as cenas obrigatórias de acidentes.

Mas no mundo dos esportes motorizados, a temporada de 1983 do WRC é uma história fascinante. Quando Race for Glory: Audi vs. Lancia chegar aos cinemas de todo o mundo em 5 de janeiro, veremos se a dramatização está à altura da realidade. Ainda não tem data oficial para chegar ao Brasil.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com