Ford foi a marca que mais fez recalls nos EUA pelo terceiro ano seguido
Ao todo, marca chamou de volta às concessionárias 5,6 milhões de veículos em 54 convocações diferentes
Dados divulgados recentemente pelo NHTSA, órgão responsável pela administração da segurança de tráfego nos Estados Unidos, revelam que a Ford foi a montadora que mais convocou recalls no país em 2023. Ao todo, segundo o relatório, a marca da oval azul chamou de volta às concessionárias aproximadamente 5.692.135 veículos em 54 diferentes chamamentos.
Foi o terceiro ano consecutivo da Ford na liderança do ranking de recalls no mercado norte-americano. Levando em conta unicamente o número de veículos convocados, a Kia ficou em segundo lugar com 3 milhões de unidades (a maior parte relacionada ao risco de vazaento de fluido de freio). Já em números totais de convocações, o segundo lugar ficou com a Stellantis com 45 chamados e 2,7 milhões de carros envolvidos. Em terceiro lugar, a BMW realizou 29 recalls, a Mercedes-Benz 27 e a Nissan 22 convocações.
Os números da Ford caíram em relação aos 68 recalls que afetaram 8,5 milhões de carros em 2022, embora ainda estejam muito à frente das demais montadoras. Em comunicado enviado ao Motor1.com, a Ford declarou:
"Trabalhamos constantemente para melhorar a qualidade dos veículos e oferecer a melhor experiência aos nossos clientes. Os recalls voluntários são uma das maneiras pelas quais protegemos proativamente os clientes contra problemas. Nossa qualidade inicial está melhorando e os clientes com nossos veículos mais recentes estão se beneficiando disso. Em comparação com 2022, cerca de 30% menos clientes da Ford foram afetados por recalls relacionados à segurança em 2023.”
Boa notícia também para a Volkswagen, que saiu de 45 recalls e 1 milhão de veículos afetados em 2022 para 18 recalls para 332.700 carros envolvidos em 2023. Já a Tesla foi a marca que mais convocou veículos de uma só vez neste ano. O chamado master foi convocado recentemente, no início do mês, e afetou 2.031.220 veículos com potenciais problemas no sistema de assistência ao motorista Autopilot. O serviço de reparo consiste basicamente em atualizações no software.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: Ford venderá SUV da Ranger na América do Sul em 2025
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Avaliação Ford Ranger Black 4x2 2025: você não precisa de 4x4
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?