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Ford foi a marca que mais fez recalls nos EUA pelo terceiro ano seguido

Ao todo, marca chamou de volta às concessionárias 5,6 milhões de veículos em 54 convocações diferentes

Ford F-150 Lariat e Platinum (BR)

Dados divulgados recentemente pelo NHTSA, órgão responsável pela administração da segurança de tráfego nos Estados Unidos, revelam que a Ford foi a montadora que mais convocou recalls no país em 2023. Ao todo, segundo o relatório, a marca da oval azul chamou de volta às concessionárias aproximadamente 5.692.135 veículos em 54 diferentes chamamentos.

Foi o terceiro ano consecutivo da Ford na liderança do ranking de recalls no mercado norte-americano. Levando em conta unicamente o número de veículos convocados, a Kia ficou em segundo lugar com 3 milhões de unidades (a maior parte relacionada ao risco de vazaento de fluido de freio). Já em números totais de convocações, o segundo lugar ficou com a Stellantis com 45 chamados e 2,7 milhões de carros envolvidos. Em terceiro lugar, a BMW realizou 29 recalls, a Mercedes-Benz 27 e a Nissan 22 convocações.

Os números da Ford caíram em relação aos 68 recalls que afetaram 8,5 milhões de carros em 2022, embora ainda estejam muito à frente das demais montadoras. Em comunicado enviado ao Motor1.com, a Ford declarou:

"Trabalhamos constantemente para melhorar a qualidade dos veículos e oferecer a melhor experiência aos nossos clientes. Os recalls voluntários são uma das maneiras pelas quais protegemos proativamente os clientes contra problemas. Nossa qualidade inicial está melhorando e os clientes com nossos veículos mais recentes estão se beneficiando disso. Em comparação com 2022, cerca de 30% menos clientes da Ford foram afetados por recalls relacionados à segurança em 2023.”

Boa notícia também para a Volkswagen, que saiu de 45 recalls e 1 milhão de veículos afetados em 2022 para 18 recalls para 332.700 carros envolvidos em 2023. Já a Tesla foi a marca que mais convocou veículos de uma só vez neste ano. O chamado master foi convocado recentemente, no início do mês, e afetou 2.031.220 veículos com potenciais problemas no sistema de assistência ao motorista Autopilot. O serviço de reparo consiste basicamente em atualizações no software.

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