Seguindo tendência já verificada na Europa e em alguns estados dos Estados Unidos, o Canadá também proibirá a comercialização de veículos tradicionais movidos unicamente a gasolina ou diesel a partir da próxima década. A versão final do programa 'Padrão de Disponibilidade de Veículos Elétricos' do país acaba de ser publicada e estabelece o fim da oferta de 'carros novos que gerem emissões' a partir de 2035.
Antes da data limite estabelecida, montadoras atuantes no mercado canadense terão de cumprir outras regulamentações. A partir do ano-modelo 2026, por exemplo, pelo menos 20% dos carros vendidos por cada empresa no ano terão de ser ZEVs (veículos com emissão zero). Até 2030, a meta aumentará para 60%, sendo o objetivo final - a comercialização unicamente de ZEVs - estabelecida para a metade da próxima década.
Ram Pick-up e Ford F-Series lideram vendas no Canadá
É importante observar que o Padrão de Disponibilidade de Veículos Elétricos tecnicamente não proibirá os motores de combustão a partir de 2035. Além dos EVs movidos a bateria e EVs a hidrogênio, os veículos enquadrados como "emissão zero" também poderão ser híbridos do tipo plug-in. Para tanto, terão de funcionar exclusivamente no modo elétrico “por uma distância mínima especificada antes de passarem a operar como veículos híbridos, usando combustíveis líquidos e eletricidade”.
Os veículos leves geram aproximadamente metade das emissões de gases de efeito estufa do setor de transportes do Canadá. O próprio setor é responsável por cerca de um quarto das emissões globais de gases com efeito de estufa do país. Com a meta para 2035 definida, as autoridades projetam que todos os veículos leves poluentes serão removidos das estradas até 2050.
No início deste ano, a União Europeia decidiu proibir a venda de carros novos que geram emissões a partir de 2035, mas os veículos movidos a combustíveis sintéticos (como esportivos) serão permitidos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
China quer instalar uma fábrica de automóveis na Argentina
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
EUA: plano do governo para barrar chinesas poderá afetar Ford e GM