Volkswagen reduzirá tempo de desenvolvimento de novos carros para 3 anos
Segundo CEO, Thomas Schäfer, medida não deve sacrificar a qualidade ou a segurança dos veículos
Após admitir que a Volkswagen deixou de ser competitiva, o CEO Thomas Schäfer deverá implementar nos próximos anos ambicioso plano de reestruturação dentro da empresa. Segundo informado, serão tomadas medidas em todos os níveis da companhia e colocado em prática programa de redução de gastos para economizar 10 bilhões de euros até 2026.
Entre os principais setores afetados, destaque para a área de desenvolvimento de novos veículos. Para economizar dinheiro, a Volkswagen reduzirá o tempo gasto para projetar seus próximos carros dos atuais 50 meses para apenas 36. Segundo a marca, 3 anos serão suficientes para lançar um carro no mercado “sem sacrificar a qualidade ou a segurança”. A medida por si só deverá ajudar a empresa a poupar mais de 1 bilhão de euros (quase US$ 1 bilhão) até 2028.
Volkswagen Tiguan 2024 (Europa)
Outra grande mudança nessa mesma área será representada pela montagem de menos veículos de teste. Durante a fase de desenvolvimento de 36 meses, haverá 50% menos protótipos construídos para fins de avaliação. Mais uma vez, a VW afirma que a decisão - considerada drástica - não terá impacto negativo na qualidade. Novamente com foco em economia, a medida ajudará a empresa a poupar 438 milhões de dólares por ano.
Outras etapas do programa de reestruturação incluem serviços de aquisição mais rentáveis, melhores negócios pós-venda e tempos de produção ainda mais otimizados. Nestes casos, a expectativa é de redução de gastos de 844 milhões de dólares anuais.
Além disso, serão aplicados “cortes de empregos socialmente aceitáveis”, como definiu a marca. Na prática, serão oferecidas aposentadorias parciais aos empregados nascidos em 1967, bem como às pessoas com deficiência grave nascidas em 1968. Além disso, o atual congelamento de contratações e de acesso ao grupo salarial Tarif Plus será mantido. A empresa pretende reduzir os custos com pessoal administrativo em 20%.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México