Após admitir que a Volkswagen deixou de ser competitiva, o CEO Thomas Schäfer deverá implementar nos próximos anos ambicioso plano de reestruturação dentro da empresa. Segundo informado, serão tomadas medidas em todos os níveis da companhia e colocado em prática programa de redução de gastos para economizar 10 bilhões de euros até 2026.
Entre os principais setores afetados, destaque para a área de desenvolvimento de novos veículos. Para economizar dinheiro, a Volkswagen reduzirá o tempo gasto para projetar seus próximos carros dos atuais 50 meses para apenas 36. Segundo a marca, 3 anos serão suficientes para lançar um carro no mercado “sem sacrificar a qualidade ou a segurança”. A medida por si só deverá ajudar a empresa a poupar mais de 1 bilhão de euros (quase US$ 1 bilhão) até 2028.
Outra grande mudança nessa mesma área será representada pela montagem de menos veículos de teste. Durante a fase de desenvolvimento de 36 meses, haverá 50% menos protótipos construídos para fins de avaliação. Mais uma vez, a VW afirma que a decisão - considerada drástica - não terá impacto negativo na qualidade. Novamente com foco em economia, a medida ajudará a empresa a poupar 438 milhões de dólares por ano.
Outras etapas do programa de reestruturação incluem serviços de aquisição mais rentáveis, melhores negócios pós-venda e tempos de produção ainda mais otimizados. Nestes casos, a expectativa é de redução de gastos de 844 milhões de dólares anuais.
Além disso, serão aplicados “cortes de empregos socialmente aceitáveis”, como definiu a marca. Na prática, serão oferecidas aposentadorias parciais aos empregados nascidos em 1967, bem como às pessoas com deficiência grave nascidas em 1968. Além disso, o atual congelamento de contratações e de acesso ao grupo salarial Tarif Plus será mantido. A empresa pretende reduzir os custos com pessoal administrativo em 20%.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta