Hyundai Creta elétrico terá novo visual, bateria de 45 kWh e motor de 140 cv
Inédita versão EV será apresentada em meados de 2024 e terá a Índia como primeiro mercado
Ao mesmo tempo em que trabalha no projeto de reestilização do Creta para mercados como Índia, Brasil e China, a Hyundai também desenvolve inédita versão puramente elétrica para o modelo. A novidade já foi flagrada em testes em diversas vezes e atende internamente pelo codinome SU2i EV. Apesar de mistério, detalhes técnicos foram descobertos recentemente pelo site Autocar.
De acordo com a publicação, o inédito Creta elétrico adotará bateria de 45 kWh produzida pela LG Chem, que atua como fornecedora global de baterias de íons de lítio da Hyundai. Além disso, usará a mesma plataforma do Creta que já conhecemos, porém com modificações técnicas para receber o conjunto EV. O motor elétrico entregará potência de 140 cv e torque de 26 kgfm, sempre enviados para as rodas dianteiras.
Hyundai Creta Facelift- Flagra
Para efeito de comparação, o Kona Electric vendido no Brasil - ainda de primeira geração - tem motor elétrico montado no eixo dianteiro com 136 cv de potência e 40,3 kgfm de torque. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e velocidade máxima de 155 km/h. A bateria com 39,2 kWh de capacidade (menor do que a do futuro Creta EV) proporciona autonomia de 252 km com uma carga pelo ciclo do Inmetro.
No caso do Creta, são esperados entre 300 e 400 km de autonomia. Outro diferencial ficará por conta do visual. No elétrico, o design será baseado na reestilização que está para ser apresentada na Índia no próximo dia 16 de janeiro. Em flagras, é possível notar que todo o desenho do conjunto frontal será remodelado e que a traseira ganhará lanternas com formato mais horizontalizado.
Além disso, haverá características típicas de elétricos como grade dianteira fechada, ausência de escapamento, rodas com desenho mais aerodinâmico, entre outros. O lançamento é aguardado para meados de 2024, logo depois da estreia do facelift das versões a combustão. A Índia será o primeiro mercado do Creta elétrico, mas a chegada a outros países não está descartada.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
México: Hyundai Creta supera Nissan Kicks e entra no top 10
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir