BMW M contraria Mercedes-AMG e diz que continuará oferecendo motores V8
Propulsores de 3 ou 4 cilindros não estão sendo sequer considerados pela divisão esportiva
Em estratégia completamente contrária aos planos da rival Mercedes-AMG, a BMW M anuncia que continuará firme e forte na oferta de motores de 6 e 8 cilindros nos próximos anos. Em entrevista concedida recentemente ao CarExpert, o chefão da divisão esportiva, Frank van Meel, disse que conjuntos eletrificados com motores de 3 e 4 cilindros, como os usados pela concorrência, não estão sendo sequer considerados.
Como justificativa, o executivo disse que colocar motores menores sob o capô de um modelo M em combinação com baterias grandes simplesmente “não seria o caminho certo” para a empresa. A eletrificação desempenhará um papel na transição para veículos M totalmente elétricos – vide o crossover XM com motor 4.4 V8 eletrificado, por exemplo – mas os motores elétricos terão papel apenas de apoio no processo.
"Não é assim que vemos as coisas, porque queremos ter um motor básico forte de qualquer maneira. Então, para nós, mudar para motores de combustão menores em combinação com baterias maiores não seria o caminho certo. Para nós, então o passo será tornar-se puramente elétrico imediatamente. E faremos isso de maneira adequada”, disse van Meel à publicação.
Sobre o M puramente elétricos, o chefão disse que não chegarão ao mercado tão cedo, já que a tecnologia EV ainda não está totalmente pronta para veículos de performance focado em pistas. “Tem que fazer uma ou duas voltas [em Nürburgring] a toda velocidade, na verdade, com a bateria, se você for, digamos, a mais de 250 quilômetros por hora, você não irá avançar muito de qualquer maneira", acrescentou o CEO.
Enquanto isso, a rival Mercedes-AMG abandonou o robusto 4.0 V8 em favor de um pequeno quatro cilindros de 2,0 litros eletrificado no C63. CEO da empresa, Michael Schiebe, disse: "estamos convencidos do conceito de hibridização, por isso continuaremos com os [motores de] quatro cilindros".
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: CarExpert
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança