A atualização do Renault Duster chegará bem mais rápido do que esperávamos. Poucos dias depois do SUV aparecer em fotos, chegou a vez do material enviado para as concessionárias ir parar na internet, revelando mais novidades para o utilitário produzido em São José dos Pinhais (PR). Será oferecido com o nome “Duster Plus”, em quatro versões e agora com 6 airbags de série. Os preços vão de R$ 122.290 a R$ 153.890.
O lançamento iminente do Renault Duster Plus 2024 é bem claro, pois diversos concessionários já estão recebendo unidades do SUV compacto. Nosso leitor Madson Farias Saravy nos enviou mais imagens do carro, junto com parte da apresentação enviada para os lojistas. Como vimos nos outros flagras, o design mudou pouco, com novos faróis em LED e uma grade escurecida, rodas de 17 polegadas com novo desenho e lanternas traseiras modificadas, deixando de lado aquele visual que lembrava o Jeep Renegade.
Os conjuntos luminosos foram os que mais mudaram, ambos com uma identidade baseada em um “Y” deitado. No caso dos faróis dianteiros, isso é usado para a iluminação diurna, com duas linhas bem finas. Do outro lado do carro, as lanternas ainda são retangulares e usam o “Y” da mesma forma, aproveitando para dividir a luz de ré e as setas.
Agora o Duster vem de série com 6 airbags, ajudando a deixá-lo mais próximo dos rivais no quesito segurança. Os faróis de LED também são padrão, assim como o apoio de braços central, 4 saídas USB, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, start-stop, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, retrovisores laterais com ajsute elétrico, controles de estabilidade e tração, e controle de cruzeiro. Tudo isso está disponível no Duster Plus Intense 1.6 manual, por R$ 122.290. Quem quiser o câmbio CVT pagará R$ 131.190, adicionando somente a transmissão.
A versão Iconic Plus 1.6 CVT custa R$ 139.890 e adiciona carregador wireless para smartphones, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensor de chuva, ar-condicionado digital automático, assistente de frenagem de emergência, faróis com acendimento automático, revestimento premium para o interior, retrovisores em preto brilhante, câmera 360°, chave presencial e sensor de ponto cego.
Por fim, no topo da linha está o Iconic Plus 1.3 turbo, por R$ 153.890, trocando o motor do SUV e que ainda conta com um pacote opcional Outsider (R$ 1.800), o mesmo oferecido hoje e que adiciona itens como um conjunto de faróis auxiliares logo abaixo da grade e proteção plástica nas laterais.
Sem nenhuma surpresa, manteve a motorização oferecida atualmente. As três versões mais baratas utilizam o velho conhecido 1.6 SCe aspirado de quatro cilindros, entregando 118 cv e 15,9 kgfm de torque. A configuração mais barata tem um câmbio manual de 5 marchas, enquanto as demais usam o automático do tipo CVT com 6 posições simuladas. Somente a variante topo de linha utiliza o 1.3 turbo de quatro cilindros, que gera 170 cv e 27,5 kgfm, sempre combinado a uma caixa CVT.
Considerando o vazamento do material do Renault Duster Plus 2024 e as fotos dos carros nas concessionárias, a fabricante deve fazer o anúncio oficial ainda este ano. Essa renovação manterá o SUV vivo por mais um tempo. Espera-se que a nova geração fique somente para 2025 no Brasil, após o lançamento do inédito SUV-cupê a ser produzido por aqui. Deverá seguir o modelo global, adotando a plataforma CMF-B para que possa receber motorizações híbridas, algo que está nos planos da fabricante.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Black Friday Renault: veja ofertas de Kardian e Duster 0km
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Novo Renault Duster já está no Brasil: veja o que sabemos
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Novo Duster começa a ser vendido pela Renault na Europa; veja versões
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Renault aumenta preços do Duster 2024, que se aproxima de R$ 160 mil