Em comercialização no Brasil desde 2016 recebendo apenas atualizações no visual e na lista de equipamentos, o Nissan Kicks já está confirmado para mudar em breve. A marca anunciou um investimento bilionário na filial brasileira e, entre os destinos desse dinheiro, está a nacionalização da nova geração do Nissan Kicks.
O SUV repaginado já havia sido flagrado no Brasil antes mesmo da estreia global. Agora, o novo Kicks foi flagrado novamente em imagens publicadas pelo perfil thisisrods no Instagram. As camuflagens ainda escondem pontos-chave do novo visual, como os faróis e as linhas laterais. A nova geração foi flagrada junto a um Nissan Juke menos camuflado, mas este provavelmente está servindo apenas como "mula" de testes de componentes.
Segundo Guy Rodriguez, presidente da Nissan América do Sul, este novo ciclo de investimento que incluirá a nova geração do Kicks “vai marcar um antes e depois para a Nissan no Brasil”. Quatro novos fornecedores estarão dentro do parque industrial da empresa em Resende (RJ) e a produção será ampliada para que o complexo sirva como polo de exportação para toda a América Latina. A meta é chegar aos 7% de participação na região até 2026. O novo Kicks deve ser lançado em 2025.
Embora a Nissan não tenha entrado em detalhes sobre como será o novo Kicks, o carro tem rodado em testes há algum tempo, tanto no Brasil quanto no exterior. Algumas mídias no Japão apontam que o SUV adotará um visual inspirado no conceito do novo Pathfinder apresentado na China, com uma grade mais larga e faróis finos que se misturam com a entrada de ar (projeção abaixo).
Na Ásia, fala-se sobre um novo sistema híbrido e-Power capaz de fazer até 30 km/litro. Embora a motorização tenha sido testada diversas vezes no Brasil, ela ainda não tem data para chegar ao modelo nacional – a tecnologia fará sua estreia no país com o X-Trail. Apesar dessa expectativa por um Kicks e-Power, pode ser que nem ao menos chegue ao nosso mercado por conta dos custos.
A Nissan também não comentou sobre o motor turbo, embora espera-se que seja uma evolução da família HR usada atualmente. Esta linha de propulsores foi atualizada diversas vezes, inclusive dando origem ao TCe usado pela Renault e que fará sua estreia no Brasil no Kardian no ano que vem.
Apesar de ainda trabalharem separadamente no Brasil, as duas empresas ainda fazem parte da Aliança Renault-Nissan no resto do mundo e compartilham plataformas e motorizações. Se for o mesmo propulsor do Kardian, terá 125 cv e 22,4 kgfm, o que será uma boa evolução sobre os 116 cv e 15,5 kgfm do 1.6 que equipa o Kicks atual. Vale lembrar que a Renault acaba de anunciar um grande investimento em sua fábrica no Paraná para nacionalizar os motores turbo do grupo. Além do 1.0, o 1.3 TCe de Duster e Oroch também deve ser feito no Brasil.
Projeção: KDesign
Fonte: thisisrods no Instagram
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