A Renault possui uma divisão chamada Horse, que irá desenvolver e fornecer motores não só para a própria fabricante francesa, como também para outras empresas. Através desta nova empresa, a Renault anuncia um investimento de R$ 100 milhões na fábrica em São José dos Pinhais (PR), destinados para a nacionalização do motor 1.3 turbo, hoje usado pelo SUV Duster e a picape Oroch.

O anúncio foi feito pelo Governo do Estado do Paraná, após um encontro entre Patrice Haettel, CEO da Horse, e Carlos Massa Ratinho Junior, governador do estado, onde foi assinado um protocolo de intenção do investimento na fábrica de São José dos Pinhais. Será o segundo motor turbo feito no complexo, após a chegada do 1.0 turbo de três cilindros, que fará sua estreia em março com o inédito Renault Kardian.

Hoje, o 1.3 turbo vem importado de Valladolid (Espanha) para equipar Duster e Oroch, e foi usado também pelo Captur antes deste sair de linha. Este mesmo motor é usado pela Mercedes-Benz em alguns modelos como Classe A e CLA. O 1.3 turbo, além de já ser flex, está preparado para usar sistemas híbridos no futuro, algo que está nos planos da Renault para o Brasil. A Horse ainda pretende exportar o propulsor para Argentina e Colômbia em um primeiro momento, expandido a operação para outros mercados no futuro.

“O motor 1.3 turbo é extremamente focado em eficiência energética e na baixa emissão de carbono, além de estar predisposto a uma transição para o modelo híbrido no futuro. O investimento vai ser aplicado na fabricação do motor e de peças que vão servir para futuros projetos da Horse no Brasil”, explica Wesley Palma, diretor de operações da Horse Brasil. O executivo ainda disse que a nova linha de montagem começa a ser a implantada imediatamente.

Renault e Horse investem R$ 100 milhões para produzir 1.3 turbo no Brasil

O anúncio oficial da Renault sobre investimento deve acontecer ainda nesta segunda-feira (4), durante uma cerimônia de comemoração dos 25 anos de produção no Brasil. Existe uma expectativa que a fabricante francesa anuncie mais um investimento no país, para os próximos modelos nacionais após o Kardian.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com