Assim como o Toyota Land Cruiser Série 70, recentemente atualizado, o Lada Niva se recusa a morrer. Apesar de existir desde 1977, o espartano SUV ainda está em produção e está sendo atualizado para a linha 2024. A AvtoVAZ, grupo controlador da marca Lada, trouxe de volta os freios ABS após ter que suspendê-los temporariamente devido às sanções contra a Rússia.
O conflito na Ucrânia teve um enorme impacto na cadeia de suprimentos e forçou a interrupção da produção por vários meses. Quando a montagem foi retomada em meados de 2022, o Niva dispensou airbags, ABS e outros recursos essenciais que os carros tinham há muitas décadas.
Agora, os freios ABS estão de volta para o SUV na linha 2024, tanto para o clássico Niva Legend quanto para o Niva Travel. Caso você não esteja familiarizado com o último, ele existe desde 1998 como VAZ-2123 antes de ser renomeado como Chevrolet Niva em 2003. Quando a parceria entre a GM e a AvtoVAZ terminou em 2020, o SUV sem frescuras foi renomeado para Niva Travel.
O breve comunicado de imprensa emitido pela AvtoVAZ também menciona que o Niva ainda recebeu um motor atualizado que agora atende aos padrões Euro 5. Esse padrão está em vigor desde 2009, portanto, está muito desatualizado. Não podemos nos esquecer de que o padrão Euro 6 entrou em vigor em 2014 e o Euro 7 entrará em vigor em 2025. Quando a produção foi retomada no ano passado e até agora, o Lada que pode ir a qualquer lugar era equipado com um motor em conformidade com a norma Euro 2, introduzida em 1996.
Se você optar pelo acabamento topo de linha do Niva Travel, terá todos os "itens" de um Lada: controle de velocidade de cruzeiro (com limitador de velocidade), computador de bordo, painel de instrumentos com luz de fundo e rodas de liga leve em dois tons. O controle de estabilidade também retornará no final deste mês, de acordo com a revista russa Auto Pro News. A produção de ambos os modelos com as atualizações para o ano modelo 2024 já começou.
Como esperado, o preço de venda aumentou consideravelmente. Anteriormente, o Lada Niva Legend custava 829.900 rublos (R$ 44,7 mil), mas agora o mais barato custa 927.500 rublos (R$ 49,9 mil). O Niva Travel, mais moderno, custava 1.198.900 rublos (R$ 64,6 mil) e agora custa a partir de 1.215.000 rublos (R$ 65,5 mil).
Fonte: AvtoVAZ, Auto Pro News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lada Iskra 2025 é versão adaptada do Logan que foi cancelado no Brasil
Stellantis corta 400 funcionários e pode demitir mais em meio à crise
Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape de apenas R$ 60.000
Hatches em outubro: VW Polo lidera e City tem melhor resultado desde 2022
Novo Duster seria 'pai' do próximo Lada Niva, mas Rússia mudou planos
Volkswagen bate recorde de exportações com Polo e Saveiro na liderança
Semana Motor1.com: flagra do C3, BMW Série 3 2023, Audi Q3 Sportback e mais