A Ford Ranger Raptor acabou de ser apresentada oficialmente ao mercado brasileiro. A empresa já está recebendo pedidos para a picape que, da Ranger comum, tem pouco. A marca divulgou novos detalhes sobre os amortecedores Fox de 2,5 polegadas de diâmetro, chamados de Live Valve Internal Bypass e que vêm de série na caminhonete.
Essas peças têm molas helicoidais na dianteira e reservatórios remotos na traseira, o que, segundo a Ford, reduz o acúmulo de calor. O sistema tem uma unidade de controle eletrônica dedicada que permite uma resposta ajustável, respondendo de acordo com os modos de direção. Na Ranger Raptor, eles são: Normal, Tow (reboque), Sport, Slippery, Off-Road, Rock Crawl e Baja. Os sensores monitoram cada roda e alteram a configuração de acordo com a condição.
A função de desvio interno do amortecedor oferece várias zonas de amortecimento à medida que ele se comprime e se expande. O vídeo acima mostra como elas funcionam em detalhes. As aberturas no cilindro controlam o fluido interno. À medida que o pistão atinge os extremos superior e inferior, mais resistência é colocada sobre ele, ajudando a evitar que os amortecedores chegue ao fim de curso em ambos os casos.
Além dos amortecedores, a nova Ranger Raptor também tem uma articulação do tipo Watts e braços de arrasto na extremidade traseira, impedindo que o eixo se mova lateralmente.
O chassi da caminhonete recebe reforços adicionais, inclusive para as longarinas dianteiras, torres de amortecedores dianteiros, suportes de amortecedores traseiros e pontos de montagem da suspensão. Essas atualizações devem tornar a Raptor mais rígida para que ela não se flexione tanto em terrenos acidentados durante o off-road.
A Ranger Raptor que chegou ao Brasil usa um novo motor 3.0 V6 biturbo a gasolina que entrega 397 cv de potência e 59,4 kgfm de torque, fazendo da Raptor a picape média mais rápida do Brasil. Dados oficiais indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos. O consumo é de 8,3 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada, sendo o tanque capaz de armazenar até 82 litros. O conjunto é complementado por uma transmissão automática de 10 velocidades. O trem de força inclui uma caixa de transferência de duas velocidades controlada eletronicamente sob demanda e diferenciais de travamento para cada eixo.
Toda essa tecnologia deve tornar a Raptor muito fácil de operar no fora de estrada, mas se o motorista precisar de ajuda extra, há também um sistema chamado Trail Control. Ele controla o acelerador e os freios enquanto a pessoa ao volante só precisa dirigir. Além disso, há chapas inferiores que protegem o motor, a caixa de transferência e o tanque de combustível em caso de batidas em pedras irregulares.
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