Dos 10 lançamentos prometidos pela Ford em 2023, aqui está o número nove. A nova Ford Ranger Raptor desembarca no Brasil sem concorrentes diretas e posicionada no topo da gama da família Ranger por R$ 448.600. No pacote, é a picape média mais rápida e mais potente, com 397 cv no V6 biturbo a gasolina.

A Ranger Raptor é importada da Tailândia, única planta que produz a versão da picape para todos os mercados onde é vendida. A Ford venderá a picape em todas as concessionárias e, segundo a marca, terá importação direta, não em lotes, para atender todos os clientes interessados, apesar de não falarem sobre o volume esperado de vendas e o quanto chegará por mês, por exemplo.

Ford Ranger Raptor (BR)

Essa produção apenas na Tailândia é pela quantidade de modificações que a Raptor tem da Ranger normal para se enquadrar como esportiva. O próprio chassi tem uma construção diferente, começando pelas bitolas 90 mm mais largas e pela troca do feixe de molas pelas molas helicoidais na traseira. A carroceria também foi modificada, deixando a Ranger Raptor 10 mm maior em comprimento (5.360 mm), 193 mm em largura (2.208 mm) e 40 mm em altura (1.926 mm). 

O desenvolvimento focou em velocidades altas, seja no asfalto ou fora dele. A suspensão tem amortecedores eletrônicos da Fox, com diversas regulagens, que variam tanto pelos seletores de modos de condução quanto por ajustes individuais para os amortecedores, escape e direção. Os para-lamas são exclusivos tanto pela bitola quanto pelo curso do conjunto, que é de 256 mm na dianteira e 290 mm na traseira. 

Ford Ranger Raptor (BR)

A transmissão é composta pelo câmbio automático de 10 marchas, com uma especificação exclusiva para a Raptor, com distribuição de tração automática e diferenciais dianteiro e traseiro blocante. As rodas de 17" vestem pneus 285/70 para uso fora-de-estrada e um diâmetro total de 33", a maior entre as picapes médias de fábrica. 

O motor foi desenvolvido para a Ranger Raptor. O 3.0 V6 biturbo, a gasolina, tem 397 cv e 59,4 kgfm de torque faz da Raptor a picape média mais rápida do Brasil, com 0 a 100 km/h declarado de 5,8 segundos. O consumo, se te importa isso, é de 8,3 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada, com um tanque de 82 litros.

 Por dentro, bancos especiais, esportivos, a detalhes em laranja. O pacote tecnológico é bastante semelhante ao da Ranger Limited mais completa, com diversos assistentes de condução e de segurança, com alguns exclusivos como os faróis em LEDs Matrix e a preparação para a instalação elétrica de acessórios. 

A Ranger Raptor é vendida em cinco cores: Laranja Saara, Azul Belize, Preto Astúrias, Branco Nevasca e Cinza Diamantina, e disponível em todos os concessionários Ford do país. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com