A Toyota planeja entrar no mercado global de SUVs compactos com diferentes propostas e níveis de atuação. Na Europa, por exemplo, a marca é representada pelos modelos C-HR e Yaris Cross. Na Ásia, o homônimo Yaris Cross faz as honras e em 2024 será produzido também no Brasil. Agora, rumores apontam para lançamento de mais um modelo no mesmo nicho, porém com foco voltado especialmente para o mundo off-road.
De acordo com a revista japonesa BestCar, conhecida por adiantar segredos da Toyota, o novo crossover em questão está sendo desenvolvido com auxílio da Daihatsu (que também ajudou a projetar o Yaris Cross asiático) e deverá chegar ao mercado entre 2024 e 2025. O diferencial em relação ao primos já conhecidos estará no design e na proposta fora-de-estrada - características que o farão disputar clientes com o consagrado Suzuki Jimny.
Suzuki Jimny será o principal alvo do novo Toyota
Ainda segundo a publicação, o novo SUV será construído a partir da plataforma modular DNGA, que nada mais é do que a versão Daihatsu da arquitetura TNGA da Toyota. A base é a mesma já adotada pelo Yaris Cross e Yaris Sedan vendidos na Ásia.
No Brasil, a DNGA será produzida a partir de 2024 na fábrica de Sorocaba (SP), sustentando o Yaris Cross nacional. Além de modular, a base tem a vantagem de abrigar conjuntos eletrificados de propulsão, como sistemas híbridos.
O novo modelo, portanto, já nascerá apto para receber trens-de-força híbridos e atender aos padrões anti-poluição mais exigentes. Além disso, tudo indica que será equipado com tração 4x4 - recurso considerado fundamental para a proposta pretendida pela Toyota e trunfo indispensável para rivalizar com o Jimny.
A publicação destaca que o carro terá desempenho “compatível com uso tanto na cidade quanto em estradas acidentadas" e carroceria com "design selvagem". Ao que tudo indica, será vendido tanto com o logotipo da Daihatsu quanto com o emblema da Toyota, dependendo do mercado.
Toyota Compact Cruiser EV
A Toyota, vale pontuar, desenvolve outro SUV na mesma proposta, porém com porte superior. Será construído na plataforma TNGA-F, ou seja, em versão especialmente pensada para modelos com carroceria sobre chassi. Deverá ser enquadrado dentro da grife Land Cruiser e equipado com motores 2.8 turbodiesel e 2.0 a gasolina híbrido. A inspiração virá do conceito Compact Cruiser EV, que foi revelado em 2021 (foto acima).
Fonte: BestCar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida