O Comitê Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB) anunciou o início de uma nova recomendação nesta semana por lá. A sugestão é de que Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) exija a instalação de tecnologia de assistência inteligente à velocidade (ISA) nos carros novos, que avisaria o motorista quando o veículo estiver cometendo excesso de velocidade.
Há dois tipos de sistemas ISA: passivo e ativo. O passivo, que é o que o NTSB deseja, avisa o motorista sobre a velocidade excessiva do veículo acima do limite estabelecido por meio de alertas visuais, auditivos ou táteis. Os sistemas ativos são mais intrusivos, dificultando, mas não impossibilitando, a ultrapassagem do limite de velocidade indicado. Outros sistemas ISA ativos podem impedir totalmente que os motoristas ultrapassem o limite de velocidade. Exemplos específicos de tais sistemas ativos não foram mencionados no anúncio do NTSB.
A agência solicitou a 17 fabricantes de automóveis, incluindo Toyota, General Motors e Ford, que instalassem ISAs passivos em seus veículos novos. O Motor1.com entrou em contato com várias delas, perguntando se seguiriam a recomendação da agência ou se teriam algum comentário a respeito. Atualizaremos este artigo se recebermos respostas.
Os ISAs não são novos, pois os motoristas usavam sistemas rudimentares na França já na década de 1980, mas eles exigiam que o motorista definisse um limitador. Atualmente, os sistemas modernos são exigidos por lei na Europa, que os obrigou a serem instalados em veículos novos a partir do ano modelo de 2022. Os sistemas dependem de câmeras e bancos de dados de reconhecimento de sinais de trânsito.
A agência também recomendou que a NHTSA desenvolva diretrizes para os estados que os ajudariam a implementar programações de ISA para infratores reincidentes, mas nem todas as recomendações do NTSB são sobre mais vigilância. O órgão também quer que a agência federal encontre maneiras de reduzir a reincidência de motoristas em excesso de velocidade. O órgão também quer que a NHTSA informe o público sobre os benefícios dos sistemas ISA.
A recomendação do NTSB foi feita após a investigação de um acidente fatal próximo a North Las Vegas no início de 2022. Um Dodge Challenger em alta velocidade avançou um sinal vermelho e entrou em um cruzamento a mais de 160 km/h. Ele colidiu com outros cinco veículos, matando nove pessoas. Em 2021, os EUA sofreram 12.330 fatalidades relacionadas ao excesso de velocidade, de acordo com a agência.
Fonte: NTSB via Automotive News
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