Volkswagen vai produzir motor 1.5 TSI híbrido-flex no Brasil, confirma sindicato
Para atender as regras de emissões para 2025, marca fará evolução do 1.4 TSI em São Carlos
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté aprovou o acordo com a Volkswagen até 2028, seguindo a decisão dos trabalhadores das demais fábricas da marca no país. Entre os itens que fizeram parte da negociação está o investimento para o início da produção do motor 1.5 TSI EVO2 híbrido-flex, substituindo o 1.4 TSI atual e tornando-se o primeiro propulsor eletrificado da marca a ser feito no Brasil.
Em seu site oficial, o Sindicato local diz que “o investimento negociado para a produção do motor 1.5 híbrido-flex EVO2 e o credenciamento para fabricação de componentes do motor híbrido garantirá o futuro da fábrica, pois o motor EA211 atual tem prazo de validade em função das normas de emissão de poluentes.”
O 1.5 TSI EVO2 é, como diz o nome, uma evolução feita sobre o 1.4 TSI e que foi adotada pela Volkswagen em diversos mercados na Europa e América do Norte, equipando carros como Golf e o Taos feito no México. Os números são semelhantes, gerando 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, porém é bem mais moderno, com tecnologias como turbo de geometria variável e desativação de cilindros, desligando até dois dos quatro com o carro em movimento.
O ponto mais importante é que pode ser combinado com sistemas híbridos, seja leve ou plug-in. Tanto é que a fabricante estava testando o motor no Brasil, usando um Golf R-Line com a tecnologia híbrida-leve, chamada pela marca de eTSI. Mais recentemente, uma unidade do Taos apareceu no país com uma camuflagem, porém sem alterações no visual. Como adiantado por Motor1.com, o Taos era cotado como o primeiro carro a receber a tecnologia, iniciando a adoção por um modelo mais caro antes de levar para o restante da linha.
A Volkswagen usou um Golf R-Line para testar o motor 1.5 TSI flex no Brasil
A Volkswagen ainda não anunciou o investimento de forma oficial, o que deve acontecer até dezembro. Os sindicatos apontam que o aporte seria de R$ 5,4 bilhões para as quatro fábricas em São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR), o que dará origem a dois carros híbridos a serem feitos em São Bernardo, uma picape em São José dos Pinhais e um SUV compacto de entrada em Taubaté.
Como o sindicado confirmou, o 1.5 TSI irá substituir o 1.4 TSI por conta das novas regras do Proconve L8, que entrarão em vigor em janeiro de 2025. Isto aponta que o motor precisa iniciar a produção na mesma época, para que não atrapalhe a oferta de Taos, T-Cross Highline, Polo GTS e Virtus Exclusive. A eletrificação deste propulsor pode acontecer somente em 2026 para o Taos.
Não ficará restrito ao SUV médio, com planos de chegar a mais modelos nos anos seguintes. O Sindicato dos Metalúgicos do ABC revelou que a fábrica em SBC fará dois modelos híbridos a partir de 2027, enquanto concessionários revelaram à Motor1.com que a Volkswagen já confirmou que a futura nova picape rival da Fiat Toro e o SUV compacto sucessor do Gol também receberão uma motorização híbrida.
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