No início de setembro, a Mini apresentou as novas gerações do Cooper hatch e do SUV Countryman. Primeiramente, os modelos chegarão em suas respectivas variantes elétricas. A BMW, controladora da marca britânica, confirmou ao Motor1.com Brasil que a dupla está programada para desembarcar oficialmente no mercado brasileiro a partir do segundo semestre do ano que vem.
No caso do hatch, isso é válido tanto para o modelo 3 portas quando para o de 5 portas. As variantes a combustão tanto do Mini Cooper quanto para o Countryman devem ser apresentadas globalmente apenas a partir de 2024. No caso dos elétricos que estão confirmados para o Brasil, foi mencionado que os carros chegarão sempre a partir da configuração S.
Durante um evento nos EUA, a Mini ainda exibiu em primeira mão os detalhes do Countryman John Cooper Works, versão a gasolina mais esportiva do SUV. Se tratando de um dos modelos a combustão da linha, ainda não há informações a respeito de sua chegada ao mercado brasileiro neste momento.
Aos interessados, o Mini Cooper EV 2024 estará disponível internacionalmente nas versões Mini Cooper E e Mini Cooper SE. Na primeira, o motor elétrico entrega 183 cv e 29,5 kgfm de torque, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Na segunda, são 217 cv e 33,6 kgfm de força, com aceleração em 6,7 segundos.
A bateria de 40,7 quilowatts-hora montada no assoalho fornece 305 km de autonomia no padrão WLTP para o Cooper E, enquanto no Cooper SE o pacote de 54,2 kWh rende alcance de 402 km. A plataforma usada pela nova geração é a Spotlight EV, que foi desenvolvida pela BMW em parceria com o grupo GWM (dono das marcas Ora, Haval, Tank e outras). A produção está programada para começar na China ainda este ano.
Nesta nova geração, o Countryman EV mede 4.433 milímetros de comprimento, 1.843 mm de largura e 1.656 mm de altura. Na prática, é 130 mm mais longo e 60 mm mais alto que o antecessor. Assim como o Cooper, estará disponível em duas opções: Countryman E com 462 quilômetros de autonomia e motor elétrico de 204 cv e Countryman SE ALL4 com 433 km de alcance e 312 cv de potência.
O torque é de 25,5 kgfm e 50,3 kgfm, respectivamente. As baterias variam entre 54 kWh e 64 kWh. O Countryman básico acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e alcança 170 km/h de velocidade máxima, enquanto o modelo mais potente faz no tempo 5,6 segundos, com máxima de 180 km/h.
O novo John Cooper Works Countryman traz sob o capô um motor 2.0 turbo de quatro cilindros e o sistema de tração integral ALL4 da marca. Ele produz 300 cv e 40,8 kgfm de torque na versão global, uma redução comparado com o modelo antigo, que contava com 306 cv e 45,9 kgfm. A produção deve ter início em março de 2024 para o mercado dos EUA.
O novo Countryman pode atingir 100 km/h em 5,4 segundos, enquanto atinge a velocidade máxima de 250 km/h. Os freios de alto desempenho, com acabamento em Chili Red, mantêm tudo sob controle. Os pneus do carro são mais largos, medindo 245 milímetros, e cabem em rodas exclusivos de 19 e 20 polegadas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novos Mini Countryman SE ALL4 e Cooper S têm chegada confirmada ao Brasil
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Novo Mini Countryman 2025 tem imagens registradas no Brasil
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Maior Mini da história, Countryman 2025 tem preço de R$ 195.000 nos EUA
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Novo Mini Countryman John Cooper Works 2024 estreia com 2.0 turbo de 300 cv