Em razão da entrada em vigor de regras ambientais mais rígidas na Europa, marcas como Kia e Hyundai terão de promover mudanças na oferta de seus veículos. Especialmente no segmento de SUVs, a gigantes sul-coreanas cortarão versões do portfólio e deixarão de vender Sorento e Santa Fe equipados com motores movidos a gasolina ou diesel somente.
A partir de 2025, explica a imprensa coreana, variantes do tipo sairão de linha e o portfólio dos SUVs no mercado europeu passará a ser formado unicamente com configurações eletrificadas (híbridas e híbridas do tipo plug-in). A mudança atenderá os novos padrões estabelecidos pelas normas Euro 7 da União Europeia.
De acordo com o padrão Euro 7, anunciado no final do ano passado, todos os automóveis de passageiros vendidos na Europa a partir de 2025 terão de reduzir as emissões de óxido de nitrogênio dos atuais 80 mg/km (Euro 6) para 60 mg/km. Além disso, serão estabelecidos limites para emissão de partículas de micro-plásticos pelos pneus. Segundo estudos, cada pneu, pelo próprio desgaste, libera em sua vida útil cerca de 4 kg de micro-plásticos no ambiente.
Voltando aos SUVs, o fim de linha das versões tradicionais irá coincidir com a troca de geração do Kia Sorento e o facelift de meia-vida do recém-lançado Hyundai Santa Fe. Ambos já contam com configurações híbridas no portfólio, mas certamente terão a oferta ampliada para suprir a ausência das variantes que deixarão de ser oferecidas.
No caso do Sorento, as versões híbrida e híbrida plug-in atualmente disponíveis combinam motor 1.6 turbo a gasolina com propulsor elétrico, entregando 230 cv e 265 cv, respetivamente. No Santa Fe, o conjunto plug-in é praticamente o mesmo e garante consumo de até 15,6 km/l.
Já em mercados fora da Europa, com legislação menos rígida, Kia e Hyundai manterão em oferta versões somente a gasolina ou diesel.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Santa Fe chegará à Argentina; minivan exótica está em estudos
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo Hyundai Santa Fe: versão híbrida tem 235 cv e faz 15,6 km/l
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Novo Hyundai Santa Fe 2024 cresce e tem até desinfetante no porta-luvas
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Novo Hyundai Santa Fe 2024: polêmico SUV terá estreia global no dia 10