Um novo Ford Mustang normalmente abre as portas para uma grande variedade de variantes especiais. Faz apenas um pouco mais de um ano que a sétima geração do esportivo estreou e ele já recebeu as versões Dark Horse, voltada para as pistas, e GTD, para enfrentar alguns supercarros. Daqui para frente, há outra versão do Mustang, uma que remete ao GT/CS de 1968.
Sim, o Mustang GT California Special está de volta para o ano/modelo 2024 e, como o nome sugere, é baseado no GT. Disponível nas versões cupê e conversível com o câmbio manual de seis marchas ou o automático de dez marchas (como opcional), a nova/velha variante adota traços retrô em homenagem ao GT/CS original de 56 anos. Ela se destaca graças aos detalhes em azul Rave Blue nas entradas de ar dianteiras que ladeiam uma grade redesenhada com lâminas horizontais que substituem o padrão de colmeia.
A Ford também escureceu as molduras dos faróis e aplicou mais detalhes em Rave Blue nos emblemas 5.0, GT e GT/CS. Há também um decalque em dois tons na parte inferior do perfil, enquanto as rodas de 19 polegadas estão disponíveis em dois modelos. Você pode ter as rodas padrão em cinza carbonizado adornadas com o logotipo GT/CS em azul Rave ou pode optar pelas rodas Performance Pack com uma face usinada e mais detalhes em azul Rave.
No interior, os assentos são revestidos em couro perfurado Navy Pier e Ebony Black com costuras Raptor Blue e Metal Gray também visíveis nas portas e no painel. A Ford aplicou a mesma costura no console central e no volante. Completando os ajustes estão os tapetes exclusivos e um emblema "California Special" no lado do passageiro do painel.
Como é um pacote para o Mustang GT, traz a mesma mecânica, composta pelo motor 5.0 V8 Coyote, gerando 486 cv e 57,38 kgfm de torque. Existe um opcional que troca o escape, elevando o desempenho para 493 cv e 57,79 kgfm, porém a fabricante não diz se é possível combinar os dois.
Disponível só nos Estados Unidos, a Ford vai cobrar US$ 1.995 (R$ 9.771) a mais para aplicar o pacote California Special sobre o Mustang GT Premium, vendido por US$ 47.015 (R$ 230.270) na versão cupê e US$ 52.515 (R$ 257.207). O 2024 GT/CS fará sua primeira aparição pública no Salão de Los Angeles, em 16 de novembro.
Enquanto isso, ainda esperamos pela confirmação da chegada da nova geração do Ford Mustang no Brasil. Como as entregas do carro nos EUA começaram há poucos meses, a estreia no nosso mercado ficará somente para 2024. A marca ainda tem algums novidades previstas para este ano, como o lançamento da Ranger Raptor, que já foi apresentada para os concessionários.
Fonte: Ford
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Ford Mustang GT: O sobrevivente da melhor história
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford Mustang GTD 2025 estreia com mais de 800 cv
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Ford Mustang: vendas disparam após fim dos rivais Camaro e Challenger
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Encontro celebra os 60 anos do Ford Mustang no Dream Car Museum