Apresentada no mercado europeu no início do ano, a renovada família Mercedes-Benz GLE 2024 acaba de desembarcar oficialmente no Brasil. Seguindo estratégia aplicada pela marca em todos os lançamentos mais recentes por aqui, o modelo chega sempre com conjunto mecânico eletrificado na formado do sistema híbrido leve de 48 volts. Os preços praticados são de R$ 729.900 no GLE 450 d 4MATIC SUV e R$ 833.900 no GLE 450 d 4MATIC Coupé.
No visual, o facelift deu ao GLE SUV e ao GLE Coupé novo para-choque dianteiro (incluindo duas lâminas horizontais com inserções cromadas que atravessam a grade do radiador), entradas de ar remodeladas, rodas de liga-leve de 20 polegadas redesenhadas para cada modelo, entre outros.
No GLE de carroceria tradicional, os faróis são do tipo LED High-Performance com dois pontos de luz no sistema de luz diurna. Por sua vez, o GLE Coupé adota sistema de LED MultiBeam com quatro pontos de luz. A atualização também inclui novo arranjo interno de iluminação para as lanternas: dois blocos horizontais no primeiro modelo e duas barras no estiloso cupê.
Por dentro, ambos os modelos contam com volante de última geração com sensor tátil nas barras horizontais, saídas de ar centrais e laterais com acabamento cromado (anteriormente tinham bordas pretas) e sistema de iluminação ambiente com 64 opções de cores que podem ser selecionadas individualmente - recursos emprestados de modelos mais caros como Mercedes-Maybach GLS e o Mercedes-Benz Classe S.
O sistema de entretenimento MBUX é de segunda geração e permite controlar mais funções do veículo nas telas de LCD. Os tamanhos dos visores do condutor e central, cada um medindo 12,3 polegadas, foram mantidos. Por meio do assistente de voz "Olá Mercedes", os ocupantes podem acionar certas ações mesmo sem a palavra-chave de ativação.
Além disso, o sistema de áudio Burmester Surround Sound agora apresenta a configuração de som pessoal, bem como a experiência de áudio imersivo Dolby Atmos. Ao todo, são 13 alto-falantes, 13 canais de amplificador separados e potência do sistema de 590 watts. A conexão Apple CarPlay e Android Auto agora é feita sem sem fio.
O pacote de equipamentos inclui assistente de distância ativa, assistente de direção ativa, assistente de sinalização de trânsito, câmera de 360°, função "capô transparente" com programa de condução off-road ativado, sistema 4MATIC de tração nas quatro rodas, teto solar panorâmico elétrico, ar-condicionado de quatro zonas, sistema de Head-Up display e, na carroceria SUV, capacidade de levar até sete ocupantes.
GLE 450 d 4MATIC Coupé
Sob o capô, os dois modelos têm o mesmo motor 3.0 turbodiesel de 6 cilindros em linha com 367 cv de potência e 76,4 kgfm de torque. O conjunto é eletrificado por meio de um Gerador de Partida Integrado (ISG) e um sistema elétrico de 48 volts. O câmbio é automático de 9 marchas, com a já mencionada tração integral 4MATIC. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e máxima de 250 km/h.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz revela GLE 2024 com visual renovado e nova versão híbrida plug-in
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste Mercedes-Benz GLE 400d 4Matic: O caminho contrário
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
SUVs: quais foram os primeiros das marcas premium
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Brabus AMG GLE 63 S 900 Rocket é o SUV mais rápido do mundo