À venda no mercado brasileiro desde meados de 2020, a nova geração da Fiat Strada acaba de ganhar alcance internacional para além dos já conhecidos mercados da América Latina. Em comunicado, a Stellantis confirma que a picape produzida em Betim (MG) está sendo exportada para diversos mercados da África, especialmente os da chamada África Subsaariana.
O lançamento acontece neste mês de novembro e contempla os seguintes países: Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Cabo Verde, Guiné, Madagascar, Ruanda e Gana. A oferta inclui as carrocerias de cabine simples e dupla e diferentes versões (especialmente as mais básicas).
"A introdução da Fiat Strada na África Subsaariana representa um marco significativo para a Stellantis. Com este novo veículo, expandimos a nossa gama de soluções de mobilidade para o segmento emergente de pick-up de nível de entrada, atendendo às necessidades dos nossos clientes. Isto reafirma o nosso compromisso em fortalecer a nossa liderança no mercado de veículos comerciais leves (VCL) na região", disse Samir Cherfan, diretor de operações do grupo para Oriente Médio e África.
Como no Brasil, a Strada servirá para aplicações tanto de trabalho quanto de lazer na África. Em termos de capacidade de carga, são 650 kg na carroceria de cabine dupla e 720 kg no modelo de cabine simples, com volume de 844 litros na primeira e 1.354 litros na segunda. Já o comprimento do caçamba é de 1,71 metros na simples e 1,17 m na dupla.
Sob o capô, o motor 1.4 Fire de 88 cv e 12,5 kgfm equipa as versões de entrada, independentemente da carroceria, enquanto o propulsor 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm fica restrito às configurações mais equipadas. A transmissão é a mesma para as duas, na forma do câmbio manual de 5 marchas. Mais detalhes sobre as especificações de cada país serão divulgados posteriormente.
Vale pontuar que esta não é a primeira vez que a Strada ganha alcance comercial fora da América Latina. Em 1999, por exemplo, a picape de primeira geração foi exportada para Europa, chegando a países como Itália, Alemanha, Portugal, Grécia e Turquia. Anos depois, em 2008, a exportação foi retomada já com o modelo mais atualizado, chegando ao fim por volta de 2012. Outra curiosidade da picape é o fato de levar o logotipo a Ram na maioria dos mercados latinos onde é vendida.
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