Volkswagen projeta série de lançamentos para voltar a ser líder no Brasil
Montadora prepara renovações e lançamentos inéditos mirando a 1ª posição do mercado
A Volkswagen está se preparando para voltar a ser a montadora número 1 do Brasil. Em uma grande convenção realizada com seus concessionários, a fabricante alemã aproveitou a apresentação oficial do Tiguan renovado para mostrar seus próximos passos aos principais parceiros.
Mostramos parte dessa estratégia nos últimos dias. De acordo com um dos concessionários presente, em dado momento, todos os telefones foram recolhidos no meio do evento para a Volkswagen iniciar a sua apresentação do futuro.
Projeção do Volkswagen Yeh Concept 2024
Revelado com surpresa e em forma de conceito, o primeiro foi o Yeh Concept, verdadeiro substituto do Gol que deve chegar em 2025. Segundo palavras do empresário, "é um SUV com visual diferente de qualquer Volkswagen já feito". Gostou muito do visual, achou ousado e também ficou surpreso com a revelação. Este é um projeto que deve utilizar como base o Skoda Fabia sob a plataforma MQB A0. Nascerá com opção híbrida e deve ter nome que será usado globalmente, antigo desejo da matriz.
Volkswagen Tarok Concept
Outro futuro lançamento que será responsável por essa guinada é a esperada picape do projeto Tarok. No entanto, com a decisão da Volkswagen em manter a produção da Amarok na Argentina, todo o projeto precisou ser alterado para uma fábrica brasileira. A estratégia também mudará, tendo a picape um foco na Chevrolet Montana em termos de porte e configuração. A plataforma será a mesma utilizada pelo T-Cross, compartilhando componentes e conjunto mecânico.
"A picape compacta Tarok é um belo projeto, mas fazê-lo hoje na Argentina é impossível. Estamos trabalhando na fábrica de Pacheco com capacidade total, devemos construir um terceiro andar de produção. Hoje é humana e tecnicamente impossível. Isso poderia ser feito no Brasil? Talvez talvez", disse Pablo Di Si ao Motor1.com Argentina.
Por falar em T-Cross, a marca também confirmou que ele terá praticamente o mesmo visual do modelo recém-apresentado na Europa. São mudanças no estilo da parte frontal, com grade com um filete iluminado interligando os faróis e perdendo os faróis de neblina para ter luzes diurnas em LEDs maiores e mais destacadas.
Novo T-Cross brasileiro terá as mesmas lanternas do europeu
Na traseira, o desenho das lanternas permanecem o mesmo, mas terá uma nova assinatura luminosa (novo formato dos LEDs internos), inclusive com uma linha iluminada que percorre toda a tampa do porta-malas. Internamente, elevará o padrão de acabamento, com destaque para o novo desenho do painel com a tela da central multimídia levemente ressaltada. Chega em 2024.
Nivus GTS terá elementos do europeu Taigo
Em resposta à linha Abarth da Fiat, a Volkswagen atacará com o Nivus GTS. Especulado, a Volkswagen confirmou que lançará a inédita versão esportiva do modelo no próximo ano. Além das mudanças de estilo, terá o motor 250 TSI (1.4 Turbo) que já está presente no Polo GTS.
Quem viu disse que o Nivus GTS será um carro que chamará muito a atenção. Já com o facelift que estará presente em toda a linha, terá como destaque também a grade frontal iluminada com e faróis IQ.Light LED Matrix e rodas de 18 polegadas. Por dentro, os bancos esportivos serão os mesmos do Polo GTS, mas com esquema de cores diferente. Seu lançamento também deve acontecer em 2024.
Elétricos a caminho
A Volkswagen também falou sobre eletrificação. Começando pelos ID.4 e ID.Buzz, a marca confirmou que também planeja vendê-los no Brasil. Atualmente, os dois elétricos são oferecidos apenas na modalidade de assinatura.
Sobre a produção de carros elétricos no Brasil, quem falou foi Thomas Schäfer, CEO global da Volkswagen, ao Motor1.com Brasil durante o Salão de Munique. Perguntando sobre a produção de veículos elétricos no Brasil, Schäfer surpreendeu ao dizer que a Volkswagen pode produzir seu primeiro modelo elétrico nacional a partir de 2026. O executivo explicou que a marca trabalha na renovação da plataforma de elétricos, a MEB+, bem como componentes, tecnologia de infoentretenimento e baterias.
No entanto, não deixou claro como seria em modo de produção completa ou em CKD, por exemplo.
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