O novo Ford Territory 2024 é um carro totalmente novo. O SUV médio trouxe porte maior que seus concorrentes diretos, muita tecnologia embarcada e de segurança, amplo espaço interno e o motor 1.5 turbo para dar potência para suas viagens com a família. Afinal, um SUV tão espaçoso não pode fazer feio ao volante.
Veja os cinco pontos que mais destacam o novo Ford Territory 2024, a segunda geração do SUV que tem preço de R$ 209.990, um valor competitivo diante da concorrência direta pelo o que oferece, além de ser o produto de uma marca tradicional, com todo o cuidado da engenharia que conhece bem o Brasil e a confiabilidade de décadas de Brasil.
1. Dimensões
Para começar, a sua classificação é de SUV médio, mas o novo Ford Territory é maior que os modelos mais vendidos do segmento. Com 4,63 m de comprimento, é quase 23 cm maior que o Jeep Compass. Na distância entre os eixos, o que é um dos pontos para ditar o espaço interno, são quase 2,73 m, ou praticamente 10 cm a mais que, mais uma vez, o Compass. Em largura e altura, chega a ser maior que o Commander, o irmão maior do Compass, este com 7 lugares. Se você precisa de um SUV de 5 lugares, o Territory entrega muito mais espaço que a dupla da Jeep.
2. Espaço interno
Lembra que falamos sobre as dimensões e o entre-eixos do Territory? Então, aqui está o resultado. No banco traseiro, um grande espaço para as pernas, além da altura e largura colaborarem para o espaço de cabeça e ombros, onde três ocupantes não passam aperto no banco traseiro. Não tem como deixar de falar que comparado ao principal rival, o Compass, é muito mais espaço.
Na dianteira, também dá para aproveitar bem as dimensões do Territory para o conforto. Mesmo para ocupantes mais altos, não há aquela sensação de aperto ou de muita coisa junta, o que é importante para quem vai passar horas ao volante, seja na cidade ou na estrada. No porta-malas, capacidade para 448 litros, além da tampa traseira com acionamento elétrico para abertura e fechamento.
3. Acabamento
Outro destaque do novo Ford Territory é a evolução do acabamento. Todo em material suave ao toque no painel, acompanha uma faixa em madeira para dar um ar sofisticado, além de outros materiais com alumínio e preto brilhante. O revestimento do teto, o desenho do painel mais moderno. Ele dá a sensação de estar em um modelo de segmento superior, com refinamento e cuidados tanto para os olhos quanto no toque.
4. Tecnologias
Além do espaço interno, o Ford Territory quer te conquistar pelo pacote de tecnologias que ele traz, mesmo com preço competitivo dentro do segmento. De cara, são duas telas de 12,3”, sendo uma para o painel de instrumentos com modos configuráveis e diversas informações, de alta resolução. Ao lado, a tela do sistema multimídia, com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, além de acessar facilmente diversas configurações do carro. Mais abaixo, um carregador por indução para seu smartphone.
Na área de segurança, também há uma grande preocupação. Temos alerta de colisão com frenagem automática, alerta de saída e permanência em faixas, monitor de ponto-cego com alerta de tráfego cruzado na traseira, piloto automático adaptativo com a função Stop and Go, sistema de estacionamento automático, assistente de descida de rampas, farol-alto automático, freio de estacionamento eletrônico com autohold e câmeras 360 com a função Bird Eye, que é aquela onde você pode ver o carro por cima, em uma simulação.
5. Motor e ao volante
O novo Ford Territory usa o motor 1.5 turbo, com 169 cv e 25,5 kgfm de torque, injeção direta e variados nos dois comandos, um motor moderno. Sua transmissão é automatizada, de 7 marchas, com dupla embreagem, uma caixa também bem moderna e que trabalha de forma suave.
Com um funcionamento suave, é confortável para o motorista, além dos ocupantes, pelo ajuste da sua suspensão independente nas quatro rodas. Com o seletor de modos de condução, pode assumir um perfil mais esportivo e chegar aos 100 km/h em 10,3 segundos, um bom número por seu porte. O consumo é importante: na cidade, são 9,5 km/litro, enquanto na estrada são 11,8 km/litro, com gasolina, segundo a homologação do Inmetro.
O conforto do novo Ford Territory também é ponto no isolamento acústico. Foi bem trabalhado e mantém não só o que acontece fora do carro, mas também ruídos e vibrações do motor e o trabalho de suspensão. Você não precisa aumentar o volume do som para abafar os ruídos que o carro faz, um incomodo em viagens mais longas.
Conclusão
O novo Ford Territory chegou com um preço bem competitivo: tudo isso que mostramos por R$ 209.990, um valor que, com este tamanho e pacote de equipamentos, você não conseguirá colocar na sua garagem algo da concorrência. Se você procura um SUV e 5 lugares muito, mas muito espaçoso, com porte marcante nas ruas e cheio de tecnologia, você precisa fazer um test-drive.