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Stellantis produzirá nova picape nos Estados Unidos; Rampage ou Dakota?

Informação foi confirmada pelo UAW, principal sindicato do setor no país

Ram Rampage R/T 2024 em movimento

Desativada no final de fevereiro após o fim da da produção do Jeep Cherokee, a fábrica da Stellantis em Belvidere, Illinois, voltará à ativa nos próximos anos. A informação foi confirmada por Rich Boyer, vice-presidente do sindicato UAW (United Auto Workers), que comemorou o resultado positivo do novo acordo firmado com a empresa.

"Família UAW, é... uma grande honra anunciar que salvamos Belvidere. Mais uma vez, salvamos Belvidere... Ganhamos um novo veículo em Belvidere…será uma picape de médio porte e teremos dois turnos", disse Boyer. O dirigente também afirmou que os 1.200 funcionários dispensados no início do ano serão readmitidos e colocados em dispensa temporária com remuneração e assistência médica até o início dos trabalhos.

Ram Rampage Laramie 2024

A identidade do modelo anunciado, porém, não foi revelada. De um lado, há quem aposte fortemente na produção da Ram Rampage, que já foi inclusive flagrada em testes nos EUA antes do lançamento no Brasil. Seria a resposta direta da Stellantis ao sucesso alcançado no mercado norte-americano pela Ford Maverick. Além disso, concorreria com a Hyundai Santa Cruz e algumas versões da Honda Ridgeline.

Por outro lado, outros rumores apontam para um modelo ainda desconhecido e, de fato, de porte médio (como aditando pelo próprio sindicato). Como a Rampage é considerada "compacta" dentro dos padrões norte-americanos, a picape em questão poderia ser inédita e bem maior. Nesse sentido, ganha força a ideia de uma nova geração da Dakota (informação bastante especulada pela imprensa dos EUA).

Ram Rampage RT - Flagra nos EUA

Ram Rampage em testes nos EUA

Neste caso, a picape seria construída sobre a plataforma STLA Large e não na Small Wide da Rampage. A arquitetura, que serve às marcas de todo o grupo Stellantis, é capaz de sustentar modelos de 4,69 metros a 5,40 metros de comprimento. Além disso, garante até 800 km de alcance e acomoda baterias entre 101 kWh e 118 kWh de capacidade.

Outra informação adiantada é que a caminhonete será oferecida tanto em versões a combustão quanto elétrica. O presidente do UAW, Shawn Fain, disse: "estamos trazendo veículos a combustão e trabalhos de bateria para Belvidere". 

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