No vácuo da apresentação do inédito Renault Kardian e do conceito Niagara, a fabricante francesa inaugurou o Renault Design Center Latam, seu novo estúdio no Brasil e um dos quatro centros de design da marca no mundo. A área substitui o antigo estúdio em São Paulo e aumenta as possibilidades do time brasileiro contribuir mais nos projetos globais da empresa, aproveitando um espaço de 1.200 metros quadrados.

“Por meio deste novo centro de criação e exploração das últimas tendências, o Renault Design Center Latam poderá aumentar sua participação na criação do design dos futuros veículos destinados aos mercados latino-americanos. Ele também vai ter uma contribuição ainda maior nos projetos globais do Grupo ao participar de competições internas de design para todos os projetos Renault”, explica Gilles Vidal, vice-presidente de design da Renault.

Segundo Daniel Nozaki, diretor de design do novo centro, a equipe já tem trabalhado em conjunto com os times globais, contribuindo no desenvolvimento dos próximos modelos globais. O designer explica que a Renault faz algumas competições internas e que o time nacional teve bons resultados, com desenhos que foram usados nos últimos lançamentos da empresa – embora não revele quais.

Apesar da mudança de casa, o time do RDCL já vem trabalhando há um tempo. Os 21 profiissionais tiveram uma participação grande no desenvolvimento do Kardian e do Niagara, mostrando a importância do espaço. O Kardian inaugura a nova identidade de design que será usada nos próximos lançamentos no Brasil, enquanto o Niagara adianta alguns elementos que poderão serem adotados por alguns veículos, além de mostrar como pode ser a substituta da Oroch.

Renault Design Center Latam

O novo espaço conta com todo o necessário para desenhar um carro do zero, como uma tela de alta definição de 216 polegadas para apresentação dos primeiros modelos em 3D em escala 1:1. O passo seguinte é a criação de um protótipo em clay, usando o ateliê e permitindo mover o veículo para uma plataforma giratória 360°, permitindo analisar cada detalhe. Um segundo protótipo, feito com peças reais da fábrica, pode ser analisado também eum espaço aberto, algo muito defendido por Nozaki por permitir ver o modelo à luz natural.

Enquanto isso, a equipe pode fazer um modelo 3D, analisado através de óculos de realidade virtual. Com o modelo pronto, o time ainda trabalha para transformar o carro em um CGI, usado em alguns materiais de divulgação iniciais. Por exemplo, as imagens oficiais do Kardian são todas feitas por computador.

Com o novo estúdio funcionando, a equipe de design da Renault no Brasil já trabalha no visual dos próximos lançamentos, A fabricante promete 8 novidades até 2027, voltadas para mercados emergentes, incluindo um SUV médio e uma nova picape.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com