BMW apresenta a nova S 1000 XR 2024; veja o preço e o que muda
Entre as alterações, misto de esportiva com aventureira ficou mais potente
Digamos que você queira o desempenho de uma motocicleta esportiva, mas também uma motocicleta que seja confortável o suficiente para rodar por longas distâncias. Você está pensando em uma BMW, mas não precisa necessariamente de uma M Sport, então você está procurando algo bem específico.
O que você pode estar procurando é a BMW S 1000 XR 2024, o misto de moto esportiva com conforto para estradas e aparência de aventureira, que recebeu algumas atualizações para o ano modelo 2024. Veja o que mudou.
Galeria: BMW S 1000 XR 2024
O motor
A BMW S 1000 XR 2024 é equipada com o mesmo motor de quatro cilindros em linha de 999 cm3 da S 1000 RR, mas a BMW aumentou um pouco a potência. O número oficial agora é de 170 cv de potência a 11.000 rpm, com torque máximo de 11,5 kgfm torque a 9.250 rpm.
Embora o número de torque permaneça inalterado em relação ao modelo 2023, a versão 2024 recebe um aumento de 5 cv de potência em relação ao modelo anterior. A BMW observa que os dutos de admissão foram modificados. O diâmetro e o curso são de 80 mm por 49,7 mm, respectivamente, e a taxa de compressão é de 12,5:1. A velocidade máxima foi divulgada apenas como "superior a 190 km/h". Esse motor é acoplado a uma caixa de câmbio de seis marchas.
Chassi
Como antes, você encontrará um quadro de alumínio fundido do tipo ponte na S 1000 XR 2024, utilizando um projeto de motor como membro do chassi. A suspensão consiste em um garfo dianteiro telescópico invertido com tubos de 45 mm diâmetro, juntamente com um braço oscilante de alumínio e um monoshock na traseira. O conjunto é semi-ajustável eletronicamente, que é de série na S 1000 XR 2024. O curso da suspensão é de 150 mm polegadas em cada extremidade.
As tarefas de frenagem são realizadas por um par de pinças fixas de quatro pistões na dianteira, juntamente com dois discos de freio de 320 mm. Na traseira, você encontrará uma única pinça flutuante de dois pistões e um único disco de freio de 265 mm. O ABS é de série na 2024 S 1000 XR. As rodas são de alumínio fundido com 17" de diâmetro.
Dimensões
A distância entre eixos da BMW S 1000 XR 2024 é de aproximadamente 1.540 mm, enquanto o comprimento é de aproximadamente 2.153 mm. A largura é de aproximadamente 851 mm sem acessórios e a altura é de aproximadamente 1461 mm sem espelhos. O peso médio é de aproximadamente 227 kg. O tanque de combustível tem capacidade para aproximadamente 19,7 litros.
A altura do assento padrão é de 851 mm, mas as opções de rebaixamento da BMW Factory podem reduzi-la para aproximadamente 790 mm. O assento foi completamente redesenhado na 2024 S 1000 XR, oferecendo 10 mm a mais de altura (850 mm) em relação à versão anterior, que era de 840 mm. A BMW também destaca especificamente que esse novo assento "oferece mais espaço, aumentando o comprimento e a largura utilizáveis".
Eletrônicos
A BMW S 1000 XR 2024 recebe uma tela TFT de 6,5" com conectividade para smartphone. As configurações do Riding Modes Pro são de série, incluindo Hill Start Control Pro, ABS pro e controle dinâmico de tração.
Recursos adicionais
Para 2024, a BMW S 1000 XR também recebe alguns elementos redesenhados, bem como itens adicionais à sua lista de equipamentos. A traseira da motocicleta foi redesenhada com novos painéis laterais e entradas de ar, o bico agora é da cor da carroceria e o acabamento do radiador tem uma nova superfície texturizada.
O Headlight Pro, com sua luz de conversão adaptativa, agora está incluído como equipamento de série na S 1000 XR 2024. As luzes diurnas também vêm de fábrica, assim como o acionamento sem chave, uma nova bateria com capacidade de 12 Ah e uma porta de carregamento USB. Nos EUA, os motociclistas agora têm um recurso de chamada de emergência.
Cores, preços e disponibilidade
A BMW S 1000 XR 2024 oferecerá três cores: Blackstorm Metallic, Gravity Blue Metallic ou Light White/M Motorsport. A BMW Motorrad está anunciado para os EUA um preço inicial de US$ 20.345, que dá cerca de R$ 102 mil na conversão direta da moeda pela taxa de câmbio de hoje.
Fonte: BMW
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança