Último grande lançamento da Fiat neste final de ano no Brasil, o aguardado Fastback Abarth 2024 acaba de ser oficialmente apresentado. Especialmente preparado pela divisão do escorpião, o modelo se diferencia pelo acerto esportivo próprio e visual especialmente preparado para fazer jus à proposta. Na prática, vai além do Fastback Limited Edition Powered by Abarth oferecido até então.
Nos dois casos, o motor 1.3 turbo T270 com 180/185 cv de potência e 27,6 kgfm de torque é o mesmo, mas o Fastback Abarth 'legítimo' carrega bem mais preparo dinâmico e técnico. A receita foi a mesma aplicada no Pulse Abarth e inclui modificações mais profundas na calibração, suspensão, direção e freios, de modo a alterar consideravelmente a experiência de condução.
A lista inclui amortecedores mais rígidos e até 21% mais estáveis, bem como ajustes na geometria da suspensão que deixaram o Fastback Abarth 5 mm mais baixo em relação às demais versões. A mudança diminui a rolagem em curvas exigentes e otimiza aspectos como estabilidade e dirigibilidade. Ainda assim, forma mantidas características de SUV como vão livre do solo de 215mm, 20° de ângulo de entrada e 23° de saída.
A Fiat destaca ainda diferenciais como direção mais direta, rodas de 18 polegadas mais largas e mais leves, bem como pneus mais aderentes. Comparado com as demais versões do Fastback, o Abarth possui tempo de resposta até 49% mais rápido, entregando mais esportividade.
O câmbio automático de 6 marchas, mas o destaque fica por conta do modo Poison acionado no botão vermelho do volante. O recurso fornece condução mais firme e progressão mais acentuada em velocidades maiores. O sistema também proporciona calibração superesportiva do câmbio com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração.
Com todas essas mudanças, o Fastback Abarth 2024 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e alcança 220 km/h de velocidade máxima. O tempo é exatamente o mesmo do irmão Pulse Abarth, que é menor e mais leve. Ainda para efeito de comparação, o Fastback mais rápido até então, também com motor 1.3 turbo, acelerava em 8,1 segundos.
No visual, a receita já vista no Pulse Abarth foi aprimorada no Fastback. Destaque para os novos para-choques, rodas com desenho inédito e os tradicionais logotipos do escorpião. Além disso, o Fastback Abarth se diferencia do irmão Pulse pela pintura das molduras das caixas-de-roda e base das portas na cor da carroceria, bem ao estilo do Jeep Compass S. Chamam atenção também dupla saída de escapamento, aerofólio e friso que contorna os faróis em fibra de carbono.
Por dentro, há detalhes escurecidos e revestimentos em vermelho, simulação de fibra de carbono, volante revestido em couro e badge Abarth em diversas parte do painel. Na lista de equipamentos, destaque para painel digital de 7 polegadas específico Abarth, central multimídia de 10,1 polegadas, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, carregador de celular por indução, ar-condicionado digital, faróis e lanternas em LED, entre outros.
O Fastback Abarth 2024 conta ainda com pacote ADAS composto por alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto.
Aos interessados, o modelo começa a ser vendido desde já e poderá ser testado em uma das mais de 70 concessionárias da rede especializada Abarth. O preço sugerido é de R$ 159.990. A Fiat também aproveitou a chegada da nova versão para reposicionar a tabela do Fastback. Com isso, o modelo Limited Edition Powered by Abarth teve preço reduzido em R$ 8.000.
VERSÃO | PREÇO |
Fastback Turbo 200 AT | R$ 121.990 |
Fastback Audace Turbo 200 Flex AT | R$ 138.990 |
Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT | R$ 150.990 |
Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT | R$ 154.490 |
Fastback Abarth | R$ 159.990 |
Fotos: Renato Maia (Falando de Carro)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat lança Pulse e Fastback em versões eletrificadas; veja os preços
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nova geração Fiat Fastback será baseada no Panda europeu; veja projeção
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil