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Híbrido exótico: Mazda Iconic SP Concept é o carro mais bonito mostrado em Tóquio

Modelo combina um exótico motor Wankel como gerador em conjunto com elétricos para propulsão

Mazda Iconic SP Concept - Salão de Tóquio 2023

Com imagens de Fábio Trindade, de Tóquio (JAP) - O conceito Mazda Iconic SP fez sua estreia no Japan Mobility Show hoje com uma característica inovadora que os fãs de carros esportivos têm clamado desde 2012: um motor rotativo. Parecendo muito com o projeto de design Vision Study da empresa exibido no ano passado, o Iconic SP é um pouco maior que o atual MX-5 Miata, tornando-se uma continuação do legado do RX-7.

Mas, ao contrário do lendário cupê, o Iconic SP utiliza seu motor de dois rotores Wankel não para impulsionar as rodas, mas para carregar uma bateria de capacidade desconhecida, que em seguida envia energia para motores elétricos em um layout que não foi revelado pela montadora.

Galeria: Mazda Iconic SP Concept - Salão de Tóquio 2023

Embora existam questões sobre os detalhes do trem de força do chamado R-EV, com certeza há desempenho de sobra, com uma potência declarada de 365 cv para ser preciso. A Mazda afirma que o motor rotativo pode funcionar com diversos tipos de combustíveis, incluindo hidrogênio e combustível renovável, e a bateria também pode ser conectada a uma tomada doméstica para recarga.

Com 4.185 milímetros de comprimento, 2.108 mm de largura e 1.153 mm de altura, o Iconic SP é 267 mm mais longo que o atual MX-5 Miata e 104 milímetros mais curto que um RX-7 de 1995. De acordo com a empresa, o Iconic SP tem um peso um pouco elevado de 1.450 kg, o que o torna cerca de 181 kg mais pesado do que o RX-7 e cerca de 363 kg a mais do que o Miata atual. Esse é o preço que se paga pelos sistema elétrico, e o Iconic SP ainda não é tão pesado em comparação com o Toyota Supra (1.513 kg) ou o Nissan Z (1.592 kg) que nem eletrificação têm.

O conceito ainda faz bom uso de suas proporções. A Mazda diz que o powertrain compacto permite um capô muito baixo e dimensões ultra compactas, além dos para-lamas em forma de garrafa de Coca-Cola do Iconic SP, que proporcionam um contraste moderno com as janelas e a tampa traseira. A forma moderna da grade da fabricante aparece na frente e as lanternas em formato semicircular lembram o Miata da primeira geração.

Galeria: Mazda Iconic SP Concept

As portas se abrem de forma graciosa, em um movimento para cima, não muito diferente do design "swan wing" da Aston Martin. O Iconic SP é pintado em um belo tom chamado Viola Red, que é mais brilhante do que o vermelho característico da empresa, o Soul Red Crystal - apropriado para um carro esportivo.

No interior, o Iconic SP é um triunfo do minimalismo, com um seletor de marchas em forma de tecla de máquina de escrever, painel de instrumentos digital e uma pequena tela de multimídiaídia sendo as únicas distrações de seu design curvilíneo e fluido. A costura kakenui, vista pela primeira vez no SUV CX-90, aparece no painel e nas portas do conceito Iconic SP, e os bancos são revestidos com tecido biodegradável.

A combinação de tecnologia elétrica plug-in e extensor de autonomia não é nova, nem mesmo na Mazda - o MX-30 PHEV possui um motor Wankel de 0,8 litro com um rotor sob o capô para manter a bateria carregada. O motor de dois rotores no Iconic SP pode ter uma capacidade de 1,6 litros então. Além disso, o motor no carro esportivo pode ser usado como gerador convencional, podendo abastecer equipamentos elétricos e eletrônicos fora do veículo.

A Mazda descreve a arquitetura do motor como escalável, então é possível que a tecnologia de motor rotativo de combustível renovável possa ser usada para outras aplicações. Geradores domésticos dedicados podem fazer uso de rotores de pequena capacidade, enquanto veículos maiores podem potencialmente interligar rotores para gerar mais potência. Dito isso, o conceito Iconic SP é um veículo destinado a destacar o compromisso da Mazda com o prazer de dirigir em primeiro lugar.

"A Mazda sempre entregará veículos que lembrem às pessoas que os carros são pura alegria e uma parte indispensável de suas vidas", disse o Diretor, Presidente e CEO da empresa, Masahiro Moro. "Como uma empresa que ama carros e produz em massa a experiência de mobilidade inspiradora, estamos comprometidos em moldar o futuro... onde todos possam dizer com orgulho, 'Amamos carros'".

*Fábio Trindade viajou à convite da Nissan

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