Renault Niagara Concept é picape híbrida que dá o tom da próxima Oroch
Protótipo conta com tecnologia E-Tech Hybrid com motor elétrico no eixo traseiro para tração 4x4
Além do Kardian, que estreia como grande aposta para o segmento de SUVs de entrada, a Renault apresenta nesta quarta-feira (25) detalhes de sua próxima estratégia para o mercado de picapes através da Niagara Concept. A caminhonete, projetada com construção do tipo monobloco, antecipa o futuro da Oroch e finalmente colocará a Renault em pé de igualdade na disputa com a Fiat Toro no segmento.
Prova disso é que a Niagara Concept é maior que a Oroch atual e tem porte bem mais próxima da rival da Stellantis. Ao todo, a picape conta com 4,90 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, a Toro tem 4,91 m de comprimento e 2,99 m de entre-eixos, enquanto a Oroch mede 4,72 m e 2,82 m, respectivamente.
A picape toma como base a plataforma modular CMF-B, a mesma do recém-apresentado Kardian, e conta com arquitetura elétrica e eletrônica de última geração. Segundo a Renault, a base é compatível com todas as regulamentações em vigor atualmente e em um futuro próximo e suporta veículos com comprimento entre 4 e 5 metros, além de entre-eixos de 2,60 a 3 metros.
Mecanicamente, a Niagara Concept conta com inovador sistema de propulsão híbrido. De acordo com a marca, a tecnologia E-Tech Hybrid 4x4 tem duplo ajuste técnico, ou seja, motor a combustão com sistema híbrido-leve de 48 volts na frente e motor elétrico adicional na traseira. "Esta motorização permite cobrir metade dos trajetos diários no modo 100% elétrico, com redução equivalente nas emissões de CO2", diz a Renault.
A versão de produção da Niagara Concept será produzida na Argentina nos próximos anos. Embora a Renault fale em comunicado que o lançamento acontecerá "até 2027", sem detalhar data específica, o presidente da Renault Argentina, Pablo Sibilla, adiantou detalhes importantes.
Segundo o executivo, versão mais realista do conceito será revelada no primeiro semestre do próximo ano, quando também será anunciado o investimento para produção da picape na fábrica de Santa Isabel. A produção argentina abastecerá toda a região, especialmente o Brasil.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Duster terá versão com sistema híbrido e tração 4x4
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Honda quer expulsar a Renault da fusão com a Nissan, diz relatório
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
Nova geração do Sandero estreará em 2027 e resistirá à influência dos SUVs
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Renault se posiciona sobre fusão de Nissan e Honda