A Toyota tem a picape média mais vendida do mundo: a Hilux. Mas, em um mercado global em que os dois únicos segmentos que apresentam crescimento são os SUVs e as picapes, a marca japonesa decidiu expandir a gama de seus veículos com caçamba e mais voltado para o trabalho, ao menos em proposta.
A Toyota não está inventando nada de novo. Como de costume para a empresa, ela está entrando em nichos de mercado onde outros concorrentes já estão presentes há anos. O que chama a atenção nessa situação é que a Toyota está atualmente desenvolvendo 9 novas picapes, algumas das quais já estão confirmadas para serem fabricadas na Argentina. Confira todos os projetos futuros de picapes da Toyota.
A foto acima é de uma Hilux GR-Sport IV, mas a novidade é a chegada da nova Hilux SRX Wide Track. Ainda não há fotos oficiais, mas antes do final do ano a Toyota lançará a primeira versão "não-GR" da Hilux com com a bitola alargada da versão esportiva na Argentina. Ela adotará as mesmas modificações de chassi e dimensões da GR-Sport IV, mas sem o ajuste de suspensão esportivo da versão GR e os acessórios da Gazoo Racing. A produção já foi iniciada na fábrica de Zárate, em Buenos Aires (ARG).
Também ainda não há fotos oficiais. A imagem acima ainda é da Hilux GR-Sport IV. Mas a Toyota já iniciou o desenvolvimento da futura Hilux GR-Sport V na Austrália, que será a versão esportiva da geração atual da picape média. Já se fala na "Hilux mais potente de todos os tempos" e tudo indica que ela terá um motor V6, como a Hilux GR-Sport II, mas com muito mais potência.
Os dados de desempenho ainda não foram confirmados, mas a ideia da Toyota é competir diretamente com a nova Ford Ranger Raptor V6 que tem 400 cv. Alguns dos motores que estão sendo preparados são os V6 da nova geração do Land Cruiser 300: 3.5 biturbo a gasolina de 415 cv e 3.3 biturbo a diesel de 310 cv.
Os gráficos da Hilux na foto dizem "Hybrid", mas na verdade é um sistema híbrido-leve. A Toyota já mostrou a nova picape "mild hybrid" (MHEV) em ação. Ela combina o conhecido motor 2.8 turbodiesel atual com pequeno gerador, auxiliado por uma bateria de 48V. O sistema elétrico não empurra o veículo em nenhuma circunstância, mas é apenas um assistente para manter os dispositivos da picape ativos quando o start-stop desliga o motor.
No entanto, em países como a Argentina, ela terá direito aos mesmos benefícios de isenção de impostos que os híbridos convencionais, como já acontece com vários veículos MHEV da Mercedes-Benz, Audi e Ram, entre outros, por lá. A Toyota já confirmou que a Hilux Hybrid será fabricada na Argentina. O que ainda não está claro é se a produção começará com esta geração da Hilux ou com a próxima.
Com base na Hilux atual, a Toyota também está testando uma versão 100% elétrica. O conceito Revo BEV (Battery Electric Vehicle) foi apresentado no Japão e é o projeto de picape da Toyota sobre o qual há menos informações técnicas disponíveis. O conceito foi desenvolvido com base em uma Hilux Cabine Simples e sabe-se que está sendo testado em áreas de mineração e portuárias na Austrália, onde realiza tarefas rotineiras com rotas fixas, permitindo que a sequência de recarga da bateria seja planejada.
Essa é uma Hilux que funciona com um motor elétrico, alimentado por uma célula de combustível que funciona com hidrogênio (H2). A Toyota é líder mundial no desenvolvimento e comercialização de veículos a hidrogênio, com o sedã Mirai liderando o caminho. A mecânica da Hilux Hydrogen usa peças do Mirai e a Toyota afirma que a autonomia é de 587 km com uma única carga de hidrogênio.
Para efeito de comparação, uma Hilux com um motor 2.4 turbodiesel hoje pode ter uma autonomia de cerca de 900 km. A produção das primeiras unidades de pré-série foi montada na Grã-Bretanha e a ideia é colocá-las à venda para frotas de veículos de empresas de mineração e petróleo a partir de 2024.
Esse é o tão aguardado projeto de picape compacta com chassi monobloco da Toyota. Ele acaba de ser apresentado no Salão do Automóvel de Tóquio e também é 100% elétrico. Depois de descartar a ideia de uma Corolla Cross Pick-up, a Toyota EPU é um projeto independente com características próprias.
Suas dimensões são muito semelhantes às de uma Ford Maverick: 5.070 mm de comprimento, 1.910 mm de largura, 1.710 mm de altura e 3.350 mm de distância entre eixos. A Toyota ainda não revelou detalhes sobre a data de produção ou quais países o produzirão. Mas é a interpretação mais moderna do conceito de picape da Toyota.
A Toyota Tacoma (tamanho médio) e a Tundra (tamanho grande) acabam de ser renovadas na América do Norte. Elas estrearam a nova plataforma TNGA-F, que também será usada pela próxima geração da Hilux. Como de costume, para esses mercados, a Tacoma e a Tundra oferecem motores com bastante deslocamento e potência. No entanto, a Toyota está trabalhando em versões eletrificadas. A marca começará com versões MildHybrid e Hybrid, mas o objetivo é avançar para variantes 100% elétricas. A ideia é competir com as picapes elétricas da Ram, Chevrolet e Ford.
Uma picape simples, voltada para o trabalho, com a capacidade de adaptar sua área de carga a diferentes tarefas e necessidades. A Toyota IMV0 é o oposto das picapes futuristas que vimos até agora. Trata-se de uma proposta de veículo comercial urbano mais simples do que a Hilux. O interessante é que ele foi desenvolvido na mesma plataforma que a Hilux atual, portanto, pode compartilhar a mesma linha de montagem e usar a mesma mecânica. Esse é um dos projetos que a Toyota está analisando para produção na fábrica de Zárate, na Argentina.
Até o momento, não há fotos. Por esse motivo, a imagem acima é do Toyota EPU Concept. A próxima geração da Hilux é conhecida como Projeto BN110. Ela será a nona evolução da picape média da Toyota e sucessora da atual AN110, que está à venda desde 2015. Sabe-se que será uma picape que terá uma plataforma com maior distância entre-eixos e opções a gasolina, a diesel, híbrido, elétrico e a hidrogênio.
Espera-se que seja lançada em 2025 e sabe-se que a fábrica argentina de Zárate desempenhará um papel fundamental em seu processo de produção. Como sempre, ele será acompanhado por uma variante SUV (o futuro SW4) e uma ampla gama de versões. A plataforma será a mesma que já estreou na América do Norte com as novas Tundra e Tacoma. O objetivo da Toyota com a nova Hilux é manter-se como a picape média mais vendida do mundo.
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