Depois de explorar o mercado europeu de elétricos em segmentos maiores com os modelos Kona EV, Ioniq 5 e Ioniq 6, a Hyundai deverá dar atenção especial ao nicho de entrada. A estreia da marca na base de acesso da categoria se dará com o ainda inédito Casper EV, que está com desenvolvimento quase finalizado e não deve demorar para ser lançado.
O modelo tomará como base o Casper a combustão já vendido em mercados da Ásia, mas com leves modificações no design para enquadramento na proposta elétrica. Protótipos já foram flagrados em testes com camuflagem, fornecendo ideia geral do que está por vir. As formas gerais serão mantidas, mas dianteira e traseira terão linhas inéditas e alinhadas aos demais EVs da marca.
Nesta projeção, é possível notar que a Hyundai redesenhará o conjunto frontal com novo para-choque e acrescentará linha horizontal de LEDs na parte superior. O recurso tem virado característica padrão nos lançamentos mais recentes da marca e está presente em outros elétricos, como no Kona EV. Já os chamativos faróis redondos, com LEDs diurnos integrados, serão mantidos do Casper a gasolina.
A grade será inteiramente fechada, já que não há necessidade de passagem de ar para resfriamento do motor, e o bocal para carregamento da bateria ficará na dianteira. Nas laterais, a marca equipará o Casper EV com rodas inéditas e, na traseira, as lanternas ganharão desenho mais chamativo com assinatura luminosa própria. Haverá ainda novos emblemas para identificar que o modelo é elétrico.
Em termos dimensionas, serão mantidos os 3,7 metros de comprimento e os 1,7 m de largura. A plataforma K1 também será a mesma, recebendo apenas os ajustes necessários para acomodar o conjunto elétrico. Falando nele, rumores indicam para bateria com 35,2 kWh de capacidade, aproximadamente 200 km de autonomia e potência de 86 cv. Será possível carregar de 10% a 80% em cerca de 40 minutos e fontes de 150 kW.
Na Europa, onde será vendido a partir de 2024, o Casper EV brigará diretamente com o Renault Kwid elétrico, que no Velho Continente recebe o nome de Dacia Spring. Os preços devem ficar na casa dos 20 mil euros (pouco mais de R$ 100.000).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia